
Operação Hauler cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara, Matão e Santos
Por: Adalberto Luque
A Polícia Federal realizou, na manhã desta quinta-feira (11), mais uma operação contra grupos especializados na lavagem de dinheiro para o crime organizado na região. O “Operação Hauler” foi deflagrada pela Delegacia da PF em Araraquara.
O alvo é um grupo criminoso investigado por crimes contra o sistema financeiro nacional e associação criminosa. De acordo com a PF, um dos alvos da operação é uma loja de automóveis em Ribeirão Preto. O nome da empresa, todavia, não foi informado.

Policiais federais cumpriram quatro mandados de prisão temporária e 19 de busca e apreensão. No total, 22 pessoas físicas e jurídicas são investigadas. As ações ocorreram simultaneamente nas cidades de Ribeirão Preto, Araraquara, Matão e Santos, logo que o dia clareou.
De acordo com a PF, parte dos investigados já tem antecedentes criminais por tráfico de drogas e seriam ligados a facções criminosas. A investigação apurou que o grumo movimentou mais de R$ 74 milhões.

O valor pode ser ainda maior se consideradas conexões indiretas e negociações indefinidas, sobretudo aquelas envolvendo bens de alto valor sem acessar o sistema financeiro. São os casos de veículos de luxo, imóveis e embarcações.
“A operação teve como foco a interrupção da estrutura de lavagem de capitais, a preservação de bens para futura reparação de danos e o fortalecimento da repressão qualificada ao crime organizado”, explicou a PF, que não divulgou o número de presos, nem quanto mandados foram cumpridos em Ribeirão Preto.

