Quando é o Dia do Cliente? Conheça a data que movimenta o varejo em setembro

Author:


Celebrado em 15 de setembro, o Dia do Cliente vem ganhando destaque no calendário comercial em várias cidades do país e se consolidando como uma oportunidade estratégica para o varejo.

Como não tem nenhuma outra data comercial perto, o Dia do Cliente é capaz de incentivar o consumo antes das grandes datas do fim do ano, como Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Em Ribeirão Preto, por exemplo, o comércio espera um crescimento médio de até 1,5% nas vendas de setembro de 2025 – saiba mais abaixo.

Quem criou o Dia do Cliente?

O Dia do Cliente foi criado nos anos 2000 pelo empresário João Carlos Rego, que procurava homenagear o consumidor fiel ao comerciante.

A data ganhou tanta relevância que tramita no Congresso o Projeto de Lei nº 5.985 de 2019, que propõe oficializar a data em todo o território nacional.

Dia do Cliente é celebrado na segunda-feira (15) - Foto: Foto de arquivo: Fernando Gonzaga / CCS
Dia do Cliente é celebrado na segunda-feira (15) – Foto: Foto de arquivo: Fernando Gonzaga / CCS

Comércio de Ribeirão Preto

O comércio de Ribeirão Preto espera crescimento médio de até 1,5% nas vendas de setembro de 2025, mês em que é celebrado o Dia do Cliente, segundo projeção do CPV (Centro de Pesquisas do Varejo), mantido por SINCOVARP (Sindicato do Comércio Varejista) e CDL RP (Câmara de Dirigentes Lojistas).

Para o pesquisador e coordenador do CPV, Diego Galli Alberto, lojistas de Ribeirão Preto devem oferecer promoções durante todo o mês de setembro, dando ainda mais destaque na semana do Dia do Cliente, que começa na próxima segunda-feira.

Ainda de acordo com o especialista, no Dia do Cliente, o consumidor costuma comprar mais para si próprio do que para presentear terceiros, já que “pode encontrar boas promoções em todos os segmentos de produtos e serviços”.

Vendas online

Por ser uma “compra de oportunidade”, uma das maiores características do Dia do Cliente é a grande movimentação nas vendas online. “Quem vende no E-commerce aproveita para oferecer cupons de desconto e promoções variadas, em larga escala”, afirma Galli.

A CPV explica que, em média, 80% dos consumidores costumam pesquisar preços antes de comprar, sendo que 85% desse total o fazem pela internet.

“Tornou-se comum ver clientes pesquisando no digital e finalizando a compra na loja física, e vice-versa. O Figital é caminho sem volta”, destaca o pesquisador.

Uma das maiores características do Dia do Cliente é a grande movimentação nas vendas online - Foto: Freepik.
Uma das maiores características do Dia do Cliente é a grande movimentação nas vendas online – Foto: Freepik.

Cenário econômico

A expectativa dos empreendedores lojistas é de que o cenário econômico melhore até o final do ano, no entanto, indicadores continuam apontando para um ritmo mais lento de consumo com maior cautela por parte do consumidor.

A inflação segue com tendência de fechamento acima da meta. A taxa de juros ainda está em 15% ao ano, tornando o crédito mais caro. Os níveis de inadimplência e de endividamento das famílias brasileiras tiveram altas recentes e continuam em patamares elevados

Galli ainda explique que, “apesar da queda do índice de desemprego, o conjunto de fatores mostra o enfraquecimento do poder de compra do consumidor diante de preços maiores. Com o salário comprando menos, a prioridade do brasileiro tem sido pagar as contas mais necessárias”.


SAIBA MAIS

Motorista é condenado por acidente que matou 12 estudantes na região de Ribeirão Preto

FIQUE ON         

Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.

Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.

VEJA TAMBÉM

Qual é o placar do julgamento do Bolsonaro?





Source link

Leave a Reply