
Comércio de Ribeirão Preto espera crescimento de até 1,5% nas vendas de setembro; projeção aponta para viés de estabilidade nas vendas
O comércio de Ribeirão Preto espera crescimento médio de até 1,5% nas vendas de setembro de 2025 – mês do Dia do Cliente (15). No mesmo período do ano passado, a alta foi de 0,5%, segundo dados divulgados nesta quinta-feira v(110 pelo Centro de Pesquisas do Varejo (CPV).
Os dados de agosto ainda não foram anunciados, mas houve retração de 0,6% em julho O CPV é mantido por Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão e Região (Sincovarp) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL RP), entidades que representam oficialmente o varejo local e em mais 43 cidades da região.
Segundo o pesquisador e coordenador Diego Galli Alberto, “é uma data sazonal mais recente no calendário varejista, que vem crescendo ano a ano”. “Os lojistas costumam fazer o mesmo que na Black Friday, com ofertas ao longo do mês intensificando-as nos dias perto da data que, em 2025, cairá na próxima segunda-feira. Importante, também, é gerar uma boa experiência de compra, fidelizar e fortalecer o relacionamento com o cliente”, analisa.
Ainda segundo Diego Galli Alberto, “no Dia do Cliente, o consumidor costuma comprar mais para si próprio do que para presentear terceiros. Sabe que pode encontrar boas promoções em todos os segmentos de produtos e serviços”, observa. E-commerce – Por ser uma “compra de oportunidade”, uma das maiores características do Dia do Cliente é a grande movimentação nas vendas online.
“Quem vende no E-commerce aproveita para oferecer cupons de desconto e promoções variadas, em larga escala”, afirma Galli. Ainda tem a jornada do cliente na dimensão híbrida do varejo, chamada de figital (físico + figital). Em média, 80% dos consumidores costumam pesquisar preços antes de comprar, sendo que 85% desse total o fazem pela internet.
Tornou-se comum ver clientes pesquisando no digital e finalizando a compra na loja física, e vice-versa.
“O digital é caminho sem volta”, destaca o pesquisador. Contexto macroeconômico – A expectativa dos empreendedores lojistas é de que o cenário econômico melhore até o final do ano, no entanto, indicadores continuam apontando para um ritmo mais lento de consumo com maior cautela por parte do consumidor.
“A inflação segue com tendência de fechamento acima da meta. A taxa de juros ainda está em 15% ao ano, tornando o crédito mais caro. Os níveis de inadimplência e de endividamento das famílias brasileiras tiveram altas recentes e continuam em patamares elevados”, diz. “Apesar da queda do índice de desemprego, o conjunto de fatores mostra o enfraquecimento do poder de compra do consumidor diante de preços maiores. Com o salário comprando menos, a prioridade do brasileiro tem sido pagar as contas mais necessárias”, finaliza Diego Galli Alberto.
As vendas do comércio varejista de Ribeirão Preto subiram 1,5% em fevereiro, 1% em março e abril, 1,5% em maio e 1,7% em junho. Havia recuado 2% em janeiro e fechou 2024 com ganho de 4% em dezembro, interrompendo uma sequência de duas quedas seguidas, de 1% em novembro e 3,5% em outubro. Avançou 0,5% em setembro e agosto e 1,5% em julho, após três baixas consecutivas.O setor fechou o ano passado com crescimento de 6,54%, ante alta de apenas 0,72% em 2023 e ganho de 5,01% em 2022, segundo o Centro de Pesquisas do Varejo.

