Comercial começa semi da Copa Paulista na sexta; partida estreia desafio por vídeo

Author:


A FPF (Federação Paulista de Futebol) definiu na tarde desta segunda-feira (15) as datas e horários das semifinais da Copa Paulista 2025. O Comercial enfrenta o XV de Piracicaba na próxima sexta-feira (19), às 20h, no estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto.

A volta, no estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba, acontece no dia 27 de setembro, às 18h. O outro confronto das semifinais será entre Grêmio Prudente e Primavera.

Regulamento

Os detalhes foram definidos em conselho técnico realizado na manhã desta segunda-feira (15) no Edifício Pelé, sede da Federação Paulista de Futebol. Comercial, Grêmio Prudente, Primavera e XV de Piracicaba seguem vivos em busca do título da competição.

Conforme o regulamento do torneio, as quatro equipes remanescentes se enfrentarão em jogos de ida e volta com o vencedor no placar agregado de cada confronto avançando à grande final da competição. Em caso de igualdade ao final das duas partidas a vaga será decidida na disputa de penalidades.

Confira as datas, horários e transmissões dos confrontos:

Jogos de ida

19/09, 20h – Comercial x XV de Piracicaba

20/09, 17h – Grêmio Prudente x Primavera

Jogos de volta

27/09, 18h – XV de Piracicaba x Comercial

28/09, 15h – Primavera x Grêmio Prudente

Novidade

A FPF estreará nas semifinais da Copa Paulista uma ferramenta de arbitragem inédita no Brasil: o Football Video Support (FVS), ou Vídeo Suporte ao Futebol.

O “Desafio de Vídeo” funciona de forma diferente do VAR tradicional. Em vez de árbitros de vídeo monitorando todas as jogadas, caberá ao treinador de cada time solicitar revisões quando acreditarem que houve erro claro em quatro situações: gol, pênalti, cartão vermelho direto ou um caso de cartão aplicado ao jogador errado.

Para isso, ele faz o gesto girando o dedo no ar e entrega ao quarto árbitro um cartão de solicitação de desafio. A partir deste gesto, o árbitro principal vai até a área de revisão, na beira do gramado, para assistir ao lance com a ajuda de um operador de replay.

Assim como no VAR, caberá ao árbitro de campo manter ou alterar a decisão. Cada time tem direito a duas solicitações por partida, e, se estiver certo na revisão, não perde o pedido utilizado.

Diferentemente do sistema tradicional de VAR, não há árbitros de vídeo. A ferramenta consiste em uma cabine na beira do gramado e um operador de replay. Os únicos lances que são revisados automaticamente pelo quarto árbitro, sem a necessidade de pedido dos treinadores, são os gols ou as cobranças das eventuais disputas por pênaltis para definir o vencedor.

SAIBA MAIS
Semana começa com possibilidade de chuva em Ribeirão Preto; Veja a previsão

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM
Como participar do leilão da Receita Federal?





Source link

Leave a Reply