
Uma nova variante da covid-19, a XFG, que causa a rouquidão, entre outros sintomas, tem casos identificados no Brasil, inclusive no estado de São Paulo.
O médico infectologista do Hospital das Clínicas (HC) e professor da USP Ribeirão Preto, Benedito Lopes da Fonseca, explicou que esta variante foi identificada em janeiro deste ano no sudeste asiático e tem se espalhado pelo mundo.
Uma das principais manifestações clínicas é a rouquidão, mas ela não deixa de causar febre, dor de garganta e falta de ar. Ela pode causar uma doença mais simples em pessoas jovens, sem comorbidades, mas pode causar um aumento da hospitalização e mesmo levar ao óbito ou ser grave nas pessoas idosas, com comorbidades ou doenças crônicas,
disse o médico Benedito Fonseca, em entrevista à EPTV.
Segundo o profissional, a variante XFG está identificada em apenas 38 países dos quase 200 no mundo, mas seu avanço foi detectado.
Pelas mudanças que essa variante teve na sua superfície, ela foge um pouco da nossa resposta imune. Então, nós não somos completamente protegidos, mas não é completamente que ela irá causar uma doença grave. Temos a proteção, ou seja pela doença anterior ou pela vacinação, porque essa variante é da família da Ômicron e elas são parecidas,
explicou o médico.
O médico ainda alertou que é importante manter a vacinação contra a covid em dia, principalmente nas crianças, idosos e pessoas com comorbidades e imunossuprimidas.
É importante tomar a vacina, pois, sendo da mesma família, ela vai proteger contra as novas variantes,
alertou o médico Benedito Fonseca.
SAIBA MAIS
Onda de calor atinge interior de SP com temperaturas perto de 40°C
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Como está Gabriela Spanic hoje em dia?

