
A Arcon Construtora LTDA, de Hortolândia, venceu a licitação para reforma do prédio da Câmara de Ribeirão Preto. A obra está orçada em R$ 4.765.616,33 e tem o prazo de oito meses para ser concluída a partir da assinatura da ordem de serviço.
Segundo a Câmara de Ribeirão Preto, a previsão é que obra tenha início na primeira quinzena de dezembro de 2025. Enquanto isso, o Legislativo de Ribeirão Preto pode ter sessões realizadas pela internet.
A obra
A Arcon Construtora venceu a licitação para reforma e adequação dos plenários da Câmara de Ribeirão Preto. Por isso, os trabalhos vão se concentrar o prédio principal do Legislativo, e não no anexo. A empresa também deve reformar o salão nobre, a parte elétrica e o telhado do prédio.
Essa é a primeira grande reforma da Casa de Leis desde a inauguração, no final da década de 1980. Está prevista toda a revitalização dos espaços, com mais acessibilidade, além de modernizar o trabalho dos vereadores.
A adequação é necessária para que o prédio da Câmara de Ribeirão Preto se adéque ao AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

O que vai mudar?
O Legislativo informa que o salão nobre vai ser considerado como um segundo plenário. Por isso, receberá o sistema de votação que hoje está em uso.
Além disso, será feita a troca de piso, remoção de equipamentos não utilizados, construção de uma copa de apoio, sanitários adaptados, paredes e forro acústicos, iluminação adequada, alteração da fachada conforme orientação do corpo de bombeiros, adequação das rampas com material não combustível e adequação do guarda corpo.
Já no Plenário, a reforma contempla a ampliação da área dos parlamentares, novo sistema de votação com telão em LED, troca do carpete para um material com resistência ao fogo, adequação das cadeiras nas galerias, nivelamento do pavimento, adequação nos corrimões e guarda corpo, escada para saída de visitantes pelos fundos e ampliação da saída de emergência.
Além disso, será realizada a reforma da parte elétrica com a troca do transformador e toda a fiação, e a implantação de um para-raio. Haverá, também, adequação do telhado para a instalação de sistemas de energia renovável (energia solar fotovoltaica).
A média de gasto anual de energia do Legislativo está em torno de R$ 550 mil, e a previsão de economia é de 80%. Por fim, serão refeitas as instalações hidráulicas e a adequação do ar-condicionado.
SAIBA MAIS
Alerta de chuva intensa é emitido para todo o estado de SP; Veja previsão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Por onde vai passar o furacão Melissa?

