
A região de Ribeirão Preto tem seis municípios integrados ao Muralha Paulista. O programa do Governo de São Paulo conecta sistemas de monitoramento públicos e particulares. O objetivo é ampliar o Muralha Paulista para as 645 cidades do estado.
“O programa Muralha Paulista é uma política pública de controle da mobilidade criminal. Ele integra os sistemas já existentes e devolve as informações, aumentando a chance de prisão de criminosos e recuperação de veículos”, explica o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, em participação no SP em 3, 2, 1, programa da Agência SP.
Cidades da região de Ribeirão Preto no Muralha Paulista:
Como funciona?
Atualmente, o sistema reúne mais de 38 mil câmeras integradas. Elas fazem leituras automáticas de placas de veículos e reconhecimento facial. Os dados são cruzados com as bases da SSP (Secretaria da Segurança Pública) e geram alertas em tempo real quando um carro roubado, furtado ou um procurado pela Justiça é identificado.
Como participar do Muralha Paulista?
Municípios, empresas e cidadãos podem participar. O cadastro é gratuito e deve ser feito no portal da SSP ou diretamente no site do Muralha Paulista. Basta acessar o site oficial (clique aqui), clicar em “Muralha Paulista” e preencher as informações.
Podem se cadastrar pessoas físicas (CPF) ou jurídicas (CNPJ) que tenham câmeras voltadas para vias públicas. Essas imagens passam a integrar o sistema e ajudam na investigação de crimes.
“Essas câmeras passam a integrar esse grande parque tecnológico, auxiliando as forças policiais em investigações e ações de segurança”, destacou Derrite.
Proteção de dados garantida
Desde a criação, o Muralha Paulista segue a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O programa foi acompanhado pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) e recebeu mais de 60 pareceres jurídicos da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).
“A pessoa que vai colaborar pode ficar tranquila. Desde que a câmera esteja voltada para a rua, tudo está amplamente seguro dentro da política pública e conforme a LGPD”, reforça o secretário.
Expansão para todos os municípios
O programa será ampliado para os 645 municípios paulistas, inclusive os que não possuem câmeras próprias. O Governo do Estado vai realizar uma licitação para locação de equipamentos, garantindo cobertura total.
SAIBA MAIS
Alerta de chuva intensa é emitido para todo o estado de SP; Veja previsão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Por onde vai passar o furacão Melissa?

