
O prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva (PSD), disse que a influenciadora e professora Aline Bardy Dutra, a Esquerdogata, tem 83 faltas injustificadas, além de apresentado mais de 100 atestados médicos. Aline é professora concursada da rede municipal de Ribeirão Preto, mas em julho do ano passado pediu o afastamento, não remunerado, por três anos.
A influenciadora Esquerdogata, que tem 796 mil seguidores nas redes sociais, foi presa no último sábado (25) por desacatar policiais militares. Um processo administrativo foi aberto pela prefeitura para apurar a conduta de Aline, além de investigar os atestados apresentados por ela.
Segundo Ricardo Silva, Aline Bardy Dutra é servidora pública municipal desde 2007 – primeiro foi contratada por um processo seletivo emergencial e, em 2012, foi aprovada em concurso público.

Os afastamentos de Esquerdogata chegavam a 82 dias. “Diante das faltas injustificadas, certamente, essa senhora teria problemas para ser efetivada no seu estágio probatório”, disse o prefeito. “Nós vamos analisar cada atestado. Nós vamos analisar cada conduta médica, inclusive”.
“Ela não estaria em condições de estar viajando para o exterior, fazendo tudo o que estava fazendo”, declarou Ricardo Silva. O processo de exoneração aberto pela Administração Municipal tem o objetivo de exonerar a professora.
Outro lado
Por meio de nota, o advogado Douglas Marques, que representa Aline Bardy Dutra, disse que tomou conhecimento da abertura do processo administrativo da Prefeitura de Ribeirão Preto pela imprensa e afirmou que aguarda a intimação oficial para se manifestar formalmente sobre os fatos.
No comunicado, o advogado ressaltou que Aline está afastada do cargo, sem receber salários. “Ao longo de todo o período em que exerceu suas funções no serviço público, sempre atuou com lisura, dedicação e ética, não havendo qualquer registro ou conduta que desabone sua trajetória enquanto servidora pública”, afirma.
Veja a nota completa:
A defesa técnica informa que tomou conhecimento, pela imprensa, da abertura do procedimento administrativo instaurado pela Prefeitura, e que aguarda a devida intimação oficial para se manifestar formalmente sobre os fatos.
Ressalta, contudo, que sua cliente encontra-se afastada do cargo, sem o recebimento de seus vencimentos, e que, ao longo de todo o período em que exerceu suas funções no serviço público, sempre atuou com lisura, dedicação e ética, não havendo qualquer registro ou conduta que desabone sua trajetória enquanto servidora pública.
Douglas Marques.
SAIBA MAIS
Interior de SP tem previsão de chuva forte nesta quarta-feira
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Veja 5 motivos para jogar Little Nightmares III no Halloween

