
A formação de um novo ciclone extratropical, seguido pela formação de uma frente fria sobre o Sul do Brasil entre os dias 7 e 8 de novembro, deixa os estados da região sudeste, incluindo o Estado de São Paulo, em alerta para tempestades e ventania.
Segundo a Climatempo, o processo de formação do ciclone e da frente fria gera áreas de instabilidade que vão espalhar nuvens carregadas, com potencial para provocar chuva forte em pouco tempo, muitos raios e ventania. As rajadas de vento podem chegar a 100 km/h e podem atingir, principalmente, áreas litorâneas e de serra.
Ciclone extratropical
Os meteorologistas informam que a formação do ciclone e da frente fria começa com uma área de baixa pressão atmosférica que ganha força entre a tarde e a noite da quinta-feira (6). Contudo, durante a sexta-feira (7) ocorre a intensificação e expansão desta área de baixa pressão sobre o Sul do Brasil.

Deslocamento do ciclone
O ciclone extratropical é considerado perigoso pelos meteorologistas da Climatempo porque deve se organizar sobre o Sul do Brasil e, já sobre o oceano, deve se deslocar próximo ao litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Durante a madrugada do sábado (8), o centro do ciclone extratropical se desloca para o litoral catarinense e no decorrer da manhã e tarde do sábado avança no mar em direção à costa de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Durante o domingo (9), o ciclone extratropical estará no mar, com centro estimado entre a costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, ainda impactando áreas do litoral da região Sudeste.
“Áreas do interior de São Paulo, do centro-oeste e norte de Minas Gerais e o Espírito Santo também vão sentir rajadas de ventos provocadas pelo ciclone extratropical, mas com menor intensidade do que o esperado para as regiões próximas do litoral”, informa.
Ventania
O processo de formação da frente fria e do ciclone extratropical vai gerar fortes rajadas de ventos. “São rajadas que podem ocorrer mesmo sem estar chovendo”, aponta a Climatempo.
Temporais, granizo e raios
No fim de semana, com a formação e deslocamento da frente fria e do ciclone extratropical, muitas nuvens do tipo cumulonimbus vão se formar no Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil.
Estas nuvens têm potencial para provocar e os temporais com chuva forte, raios e fortes rajadas de vento, eventualmente queda de granizo. Todos estes fenômenos podem ocorrer em todos os estados das regiões Sul e Sudeste.
“No Sudeste, os temporais por causa da formação da frente fria e do ciclone extratropical começam por São Paulo já tarde e noite da sexta-feira”, informa.
Já no decorrer do sábado, com o avanço da frente fria e do ciclone pelo litoral do Sudeste, o risco de temporais continua sobre São Paulo, principalmente durante a madrugada (com informações Josélia Pegorim/Climatempo).
SAIBA MAIS
Quem é o sortudo? Aposta simples de Ribeirão Preto ganha R$ 34 mil na Mega-Sena
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
IBGE: Quais os nomes e sobrenomes mais comuns do Brasil?

