O que Ribeirão Preto tem a ver com ‘Tremembé’, série recordista do Prime Video?

Author:


A série Tremembé, lançada na última sexta-feira (31) no Amazon Prime Video, já é apontada como a maior estreia de uma produção original da plataforma, considerando todos os gêneros, segundo apuração da coluna Outro Canal, da Folha de São Paulo.

A produção revisita o presídio que recebeu condenados por crimes de grande repercussão no país, como Elize Matsunaga, os irmãos Cravinhos, Alexandre Nardoni, Anna Carolina Jatobá e Suzane von Richthofen, que já chegou a cumprir pena em Ribeirão Preto – saiba mais abaixo.

Tremembé tem cinco episódios e foi inspirada em dois livros do jornalista Ullisses Campbell, que pesquisou de perto a rotina e as relações dentro do presídio no interior de São Paulo.

Suzane von Richthofen passou por Ribeirão Preto antes de ir para Tremembé - Foto: Divulgação/ Prime Video e Reprodução.
Suzane von Richthofen passou por Ribeirão antes de ir para Tremembé – Foto: Divulgação/ Prime Video e Reprodução.

Passagem por Ribeirão Preto

Condenada a 39 anos e 6 meses de prisão pelo assassinato dos pais, Suzane von Richthofen é um dos principais nomes retratados na série true crime. Na produção, ela é interpretada pela atriz Marina Ruy Barbosa.

Registros apontam que, em setembro de 2006, Suzane foi transferida do Centro de Ressocialização de Rio Claro para a Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto, onde ficou em ‘cela de seguro’ até fevereiro de 2007.

À época, seu advogado afirmou que pediu a mudança após Suzane, então com 23 anos, ter recebido ameaças de morte dentro da unidade prisional.

Conforme as informações da época, uma detenta confirmou ao Ministério Público que recebeu ordens para matar Richthofen enquanto as duas estavam presas em Rio Claro, contudo, teria pedido transferência para Ribeirão para fugir da ordem.

Suzane foi levada ao mesmo presídio depois de surgir a suspeita de que recebia tratamento privilegiado em Rio Claro. Embora não tenha tido contato com outras detentas, ela prestou depoimento ao Ministério Público e relatou ter recebido ameaças de morte. Após o caso, ela foi transferido para Tremembé.

O crime de Richthofen

Suzane von Richthofen foi condenada por envolvimento na morte dos pais, Manfred e Marísia, em 2002, ao lado do então namorado, Daniel Cravinhos, e do irmão dele, Cristian. O crime ocorreu na casa da família, no Brooklin, Zona Sul de São Paulo.

Na época, Suzane tinha 18 anos e estudava Direito na PUC-SP. As investigações apontam que ela retirou o irmão de casa, voltou com o namorado e o cunhado e abriu a porta para que eles cometessem o crime. Depois, os três simularam um assalto para enganar a polícia.

Richthofen voltou a estudar Direito em 2024 e atualmente é casada e possui um filho, que nasceu em janeiro de 2024. Ela também atua como microempreendora e vende produtos artesanais pela internet.

*Com informações de Gabriel Vaquer, da Folha de São Paulo, g1 São Paulo, O Globo e Agência Estado


SAIBA MAIS

Ipiranga, Jardim Progresso e mais dois bairros têm alerta para falta d’água; Confira

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Como conseguir Big Mac grátis?





Source link

Leave a Reply