Duas crianças morrem por febre maculosa no interior de SP

Author:


A Prefeitura de Araras, no interior de São Paulo, confirmou a morte de duas crianças por febre maculosa. As vítimas são um menino de 8 anos e uma menina de 9, que morreram nos dias 14 e 20 de janeiro, respectivamente.

A febre maculosa é uma doença infecciosa grave causada por uma bactéria transmitida pela picada de carrapatos infectados, que podem ser transportados por animais como cachorros, cavalos e capivaras.

FEBRE MACULOSA
Reprodução/G1

De acordo com a prefeitura, estes são os únicos casos registrados da doença no município em 2026 até o momento. Em 2025, também foram confirmados dois casos, sendo uma morte. Uma das vítimas foi Jonathan Luiz Campagna, de 8 anos, que estava internado na Santa Casa de Araras. Inicialmente, havia suspeita de dengue, mas o exame deu negativo e a causa foi confirmada como febre maculosa.

Na última quarta-feira (4), a administração municipal realizou um treinamento sobre a doença no Centro Cultural Leny de Oliveira Zurita. Participaram agentes comunitários, enfermeiros, médicos e veterinários de Araras, Leme e Santa Cruz da Conceição.

Como se prevenir da febre maculosa?

  • Fique atento a áreas com placas de alerta; se apresentar sintomas entre 2 e 14 dias após frequentar o local, procure atendimento médico e informe possível contato com carrapato;
  • Mantenha áreas verdes com a grama bem baixa e remova folhas acumuladas;
  • Use repelente com icaridina ao visitar parques, sítios, fazendas ou regiões rurais;
  • Ao voltar para casa, verifique o corpo — principalmente axilas, virilha e atrás da orelha — onde os carrapatos costumam se fixar.

Com informações do G1


SAIBA MAIS

Dentista de Ribeirão Preto é denunciada por paciente após procedimento estético

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Estudante que devolveu PIX de R$ 200 mil consegue emprego; “maior recompensa é a consciência tranquila”





Source link

Leave a Reply