
O ex-goleiro Doniéber Alexander Marangon, o Doni, de 46 anos, foi intimado a comparecer a uma audiência no Fórum de Orlando, na Flórida, nesta terça-feira (10). O ex-atleta e seu sócio são alvos de processos movidos por investidores que alegam prejuízos em negócios imobiliários intermediados pela empresa D32, nos Estados Unidos.
A ação foi movida por duas moradoras de Orlando, que cobram uma dívida de aproximadamente 59 mil dólares (cerca de R$ 309 mil). Elas afirmam ter investido em projetos de imóveis no exterior com a promessa de retornos financeiros que não foram cumpridos.
Doni, que fez história com a camisa do Botafogo, vive nos Estados Unidos há anos e atua como empresário. No Brasil, criou um parque aquático em Campinas (SP), em 2017, e utiliza sua imagem de sucesso no esporte, com passagens pela seleção brasileira, para atrair investidores para fundos e negócios imobiliários na Flórida.
Foi na América do Norte que fundou a empresa WD Invest Group, onde, segundo escreveu em uma rede social, “viu uma oportunidade de impactar o mercado imobiliário e de investimento”. Seu sócio na WD é Werner Macedo, também apontado como parceiro na D32.
A situação de Doni é delicada. Caso o ex-goleiro e seu sócio não compareçam à audiência marcada, o juiz pode determinar a prisão dos envolvidos pelo descumprimento de uma ordem judicial.
Trajetória no futebol
Nascido em Jundiaí (SP), Doni ao Botafogo em 1999, após passagens pelas categorias de base do Paulista e do Corinthians. Em 2001, foi um dos destaques do histórico Pantera vice-campeão paulista diante justamente dos corintianos. As atuações chamaram a atenção do Timão, que o contratou logo em seguida.
Pelo clube alvinegro, conquistou a Copa do Brasil de 2002 e o Campeonato Paulista de 2003. Ainda vestiu as camisas de Santos, Cruzeiro e Juventude antes de embarcar para a Europa.
Por lá, foi um dos pilares da Roma, da Itália, entre 2005 e 2011. No período, foi convocado para a seleção brasileira. Com a camisa verde e amarela, conquistou a Copa América de 2007 e integrou o elenco da Copa do Mundo de 2010.
Doni se transferiu para o Liverpool, da Inglaterra, em 2011, mas sofreu com problemas cardíacos e, embora tenha chegado a um acordo para retornar ao Botafogo, o goleiro não voltou a entrar em campo e decidiu se aposentar. Desde então, vive nos Estados Unidos.

