
Três homens foram detidos pela Guarda Civil Metropolitana (GCM) no sábado (7), suspeitos de tentar furtar água da rede pública em Ribeirão Preto.
De acordo com a GCM, o trio utilizou uma retroescavadeira e chegou a cortar o asfalto para tentar desviar água na rua Conselheiro Ferreira Viana, no bairro Parque São Sebastião. A ação também ocorreu nas proximidades da rua Manoel da Silveira D’Elboux.
No momento da abordagem, os suspeitos já haviam escavado um buraco com mais de 100 metros de extensão e foram flagrados com tubulações no local. Eles foram detidos e encaminhados à Central de Polícia Judiciária.
Segundo a Guarda, o furto não chegou a ser consumado, já que a ligação clandestina ainda não havia sido finalizada. No entanto, durante a execução da obra irregular, parte da rede de esgoto foi danificada.

Saerp registra aumento
Somente em janeiro de 2026, a Secretaria de Água e Esgoto de Ribeirão Preto (Saerp) identificou 98 irregularidades no sistema de abastecimento do município, sendo sete relacionadas a ligações clandestinas ou tentativas de furto de água.
Ao longo de 2025, foram registradas 1.431 autuações por irregularidades em residências, estabelecimentos comerciais e obras particulares. Desse total, 122 casos envolveram ligações clandestinas.
A Saerp alerta que a manipulação indevida da rede de abastecimento pode gerar penalidades e causar prejuízos à infraestrutura pública. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800 115 0 115.

SAIBA MAIS
Chuva persiste e há risco de temporal em Ribeirão Preto; Veja previsão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Ovo de codorna é melhor que o de galinha?

