
A Secretaria da Saúde de Ribeirão Preto inaugurou nesta quinta-feira um serviço exclusivo de transporte inter-hospitalar para pacientes que aguardam transferência das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) para os hospitais da cidade.
A iniciativa é realizada em parceria com a Fundação Santa Lydia e tem como foco agilizar as remoções, reduzir a permanência nas UPAs e reestruturar o fluxo da rede de urgência e emergência.
O serviço passa a operar com seis ambulâncias — sendo uma de suporte avançado — e equipes próprias da Fundação Santa Lydia. Até então, as transferências eram realizadas por três ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com média mensal de 1.150 deslocamentos.

Segundo a pasta, a implantação do novo modelo permite que as ambulâncias do Samu deixem de atender transferências inter-hospitalares e passem a atuar integralmente nas ocorrências de urgência e emergência nas ruas. Com isso, o município passa a contar com 17 ambulâncias do Samu dedicadas exclusivamente a esse tipo de atendimento.
Estrutura
Para viabilizar a operação, foram contratados 73 profissionais pela Fundação Santa Lydia, entre socorristas, motoristas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, reguladores, telefonistas e coordenadores médico, de enfermagem e administrativo. Todos passaram por capacitação conduzida pelo Samu.
SAIBA MAIS
Chuva volta a alagar avenida na zona Sul de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Carnaval cheio de energia: 7 receitas com carboidratos para manter o pique

