
O padre Leonardo Oliveira Silva, que tem 27 anos e é vigário no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, em Ribeirão Preto, assina o samba-enredo da escola Unidos do Morro, de Batatais, pelo segundo ano consecutivo.
O religioso explica que sempre compôs músicas para a Igreja católica e que há aproximadamente dez anos acompanha de perto o Carnaval.
Gosto muito da festa, acho muito bonita. Sempre compus para a igreja as músicas para a liturgia, outras músicas também, e falei: por que não compor para o Carnaval, por que não compor samba-enredo, né? E aí, comecei participando de alguns concursos, especialmente no Carnaval da Capital, e cheguei através do concurso que o Morro [Unidos do Morro, escola de samba em Batatais] fez no ano passado,
contou o sacerdote, durante entrevista ao vivo à apresentadora Luara Gallacho no telejornal Bom Dia Cidade, transmitido pela EPTV nesta sexta-feira (13), direto do Sambódromo de Batatais.

A parceria com a agremiação começou com o enredo “O Universo Encantado das Bonecas”. Leonardo participou do concurso de samba-enredo, venceu a disputa e viu seu nome ecoar na quadra e na avenida. “Participei, ganhei e começou essa nossa parceria”, contou.
Para 2026, o padre Leonardo disse que a escola sugeriu o enredo sob o título “Troco, Trambique e Tecnologia: Um País Chamado Brasil” e ele fez a letra com a ajuda de um parceiro.
A escola propôs o enredo para tratar sobre esse desenvolvimento, a história do dinheiro, ao longo especialmente no Brasil desde a chegada dos portugueses, as primeiras trocas comerciais, passando também pelas ilusões do dinheiro fácil, depois a chegada da tecnologia, as transações monetárias pela tecnologia e também as contradições em torno do dinheiro, a corrupção, as desigualdades,
explicou o padre Leonardo.
Confira trecho do samba-enredo
“Certo é quem diz
Que o dinheiro não traz felicidade
Quem quiser ser feliz de verdade
Venha ver a minha escola passar”
Na avenida
O desfile das escolas de samba de Batatais será neste sábado (14), a partir das 21h, no Sambódromo Carlos Henrique Cândido Alves, localizado na avenida Moacir Dias de Morais, s/n, no bairro Riachuelo.
As agremiações Unidos do Morro, Acadêmicos do Samba, Unidos da Liberdade e Castelo disputam título do Carnaval 2026.
As arquibancadas do Sambódromo terão entrada gratuita ao público.
SAIBA MAIS
Como assistir aos desfiles das escolas de samba do Carnaval de SP; Veja os horários
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
6 receitas clássicas de Carnaval para preparar e saborear na folia

