
Por Hugo Luque
O Botafogo foi derrotado por 1 a 0 pelo Capivariano neste domingo (15), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet, e está eliminado do Campeonato Paulista. Mesmo com um a mais durante a reta final do jogo, o Pantera não demonstrou o suficiente para voltar ao mata-mata e viu o adversário avançar com um gol no final.
É a primeira vez do Leão da Sorocabana nos estágios eliminatórios da elite do estadual. A equipe faz apenas sua terceira participação na Série A1. Já o Tricolor perde a chance de retornar às quartas de final após três anos de ausência.
Com o revés, o Botafogo encerra sua participação na décima colocação com 11 pontos, um abaixo do G-8. Além do Capivariano, outros sete clubes garantiram vaga: Novorizontino, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Portuguesa, Corinthians, São Paulo, Capivariano e Santos.
Ainda instável dentro de campo, o conjunto botafoguense inicia a intertemporada de olho na Série B do Campeonato Brasileiro. A estreia será no fim de semana do dia 22 de março, em casa, contra o Fortaleza.
O jogo
Diante de 4.962 torcedores que aproveitaram as promoções de ingressos realizadas pelo Botafogo, o time da casa começou a partida menos dominante do que nas rodadas anteriores. A primeira boa chance foi do Capivariano, mas Victor Souza conseguiu defender.
A segunda metade do primeiro tempo foi tricolor. A equipe teve sua melhor oportunidade com Jefferson Nem, mas o ponta perdeu a chance mesmo com o goleiro adversário no chão.
Na etapa complementar, Nem fez mais uma jogada de perigo. Pela direita da área, o atacante cruzou e observou a bola passar por dois botafoguenses na cara do gol.
O jogo ficou truncado e poucas chances claras foram criadas. A situação dos ribeirão-pretanos melhorou aos 29 minutos, quando Leonan recebeu cartão vermelho por falta dura em Morelli.
Mesmo assim, o pouco inspirado Botafogo não conseguiu marcar. Hygor quase foi à rede ao arriscar voleio, mas a bola passou rente à trave. Quem não fez, levou. Aos 50, Victor Souza deu rebote em finalização de longe e, na sobra, Felipe Azevedo fez o gol histórico para o Capivariano.
Confira os confrontos das quartas de final*
Novorizontino (1º) x Santos (8º)
Palmeiras (2º) x Capivariano (7º)
Red Bull Bragantino (3º) x São Paulo (6º)
Portuguesa (4º) x Corinthians (5º)
*Os times da esquerda, de melhor campanha, jogam em casa

