Após 37 anos, Acadêmicos do Samba volta a conquistar o título do Carnaval de Batatais

Author:


O Grêmio Recreativo Acadêmicos do Samba é o campeão do Carnaval 2026 de Batatais, cidade na região de Ribeirão Preto. A apuração foi realizada neste domingo (15), no Sambódromo “Carlos Henrique Cândido Alves”.

A agremiação conquistou 268,2 pontos e garantiu o primeiro lugar, encerrando um intervalo de 37 anos sem títulos — a última vitória havia sido em 1989. Com o resultado, a escola passa a somar quatro conquistas: 1982, 1985, 1989 e 2026.

Os desfiles das escolas de samba de Batatais aconteceram na noite deste sábado (14). Confira a classificação:

  • 1º lugar – Acadêmicos do Samba (268,2)
  • 2º lugar – Castelo (267,7)
  • 3º lugar – Unidos do Morro (267,5)
  • 4º lugar – Unidos da Liberdade (266,6)

Enredo de ancestralidade

Neste ano, a Acadêmicos do Samba apresentou o enredo “No Xirê das Yabás! Preto Velho cultua as mães negras ancestrais”, com um desfile voltado à valorização da ancestralidade e da cultura afro-brasileira.

Fundada em 1979, a agremiação tem origem em integrantes da antiga escola Princesa Isabel. Entre os fundadores estão Carlos Roberto dos Santos, Isoel Aparecido da Silva, Reinaldo Aparecido da Silva e Sebastião Carlos Rodrigues, nomes marcantes na história da folia batataense.

Além da campeã, as outras três agremiações apresentaram enredos que dialogaram com ancestralidade, crítica social, cultura popular e identidade brasileira. Confira:

  • A Unidos do Morro levou à avenida “Troco, Trambique e Tecnologia: Um País Chamado Brasil”, com uma narrativa criativa e bem-humorada sobre a história do dinheiro no país, do escambo às tecnologias digitais.
  • A Unidos da Liberdade apresentou “As Mãos Negras de Angola – Luta, Riqueza, Crença e Tambor”, exaltando as raízes africanas e a contribuição de Angola para a formação do samba e da cultura nacional.
  • Já a Castelo desfilou com “Com alegria, samba e emoção, Castelo canta a Rapunzel do Sertão”, inspirada na obra “Rapunzefa”, do artista batataense Luciano Dami, levando ao sambódromo uma releitura nordestina e popular do conto clássico.

SAIBA MAIS

Equipe de Ribeirão Preto é selecionada para ‘corrida maluca’ em SP

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Caso Epstein: o que mordomo brasileiro revelou sobre o apartamento em Paris?





Source link

Leave a Reply