
Ribeirão Preto iniciou nesta quarta-feira (18) o funcionamento da URA (Unidade de Retorno Assistencial), novo serviço de saúde que passa a integrar a rede municipal como etapa intermediária entre a alta das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e a internação hospitalar.
Instalada no NGA-59 (Núcleo de Gestão Ambulatorial), no bairro Campos Elíseos, a unidade tem capacidade para atender até 60 pacientes por dia. O atendimento ocorre todos os dias da semana, das 7h às 19h, com equipes médicas, de enfermagem e apoio multiprofissional.

Quem pode ser encaminhado para URA?
A URA recebe pacientes encaminhados pelas UPAs que necessitam de acompanhamento clínico, realização de exames seriados ou reavaliação médica, mas não apresentam indicação imediata de internação hospitalar.
Entre os principais perfis atendidos estão casos de dor torácica de baixo ou médio risco, crises asmáticas leves a moderadas, infecções sem sinais de sepse, dor abdominal inespecífica e descompensações glicêmicas leves.

A proposta da unidade consiste em organizar o fluxo da rede de urgência, ampliar o monitoramento clínico e evitar internações desnecessárias. A estrutura também contribui para manter leitos hospitalares disponíveis para casos de maior gravidade.
SAIBA MAIS
Ribeirão Preto recebe evento de pós-Carnaval no próximo domingo
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Receitas com peixe: 8 opções leves para o jantar

