
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apreendeu, nesta sexta-feira (20), lotes falsos do medicamento Mounjaro e de toxina botulínica (botox) durante ação de fiscalização em todo o país. A medida também proibiu o armazenamento, a comercialização, a distribuição, a importação e o consumo dos produtos identificados como irregulares.
Segundo a Anvisa, empresas desconhecidas fabricaram os itens apreendidos.
Lote falso de Mounjaro apresenta falhas no rótulo
A Eli Lilly do Brasil, fabricante do Mounjaro, comunicou à agência a circulação de unidades falsificadas do lote D838838. A empresa identificou diferenças em relação ao produto original, incluindo impressão de baixa qualidade no nome e em outras informações do rótulo, com aspecto levemente borrado.
Após a notificação, a Anvisa determinou a apreensão imediata das unidades e proibiu qualquer forma de armazenamento, comercialização, distribuição, importação ou uso do lote.
O Mounjaro é indicado para tratamento de diabetes tipo 2 e seu uso exige prescrição médica.

Botox tem lote desconhecido pelo fabricante
A ABBVIE Farmacêutica LTDA, responsável pela fabricação de botox no Brasil, informou que não reconhece o lote C7936C3. De acordo com a empresa, as unidades apresentam datas de fabricação e validade divergentes das informações oficiais, o que indica possível adulteração.
Com base nas informações prestadas, a Anvisa determinou a apreensão do lote e proibiu sua comercialização e utilização.
Orientação da Anvisa
A Anvisa orienta consumidores e profissionais de saúde a verificarem a procedência dos produtos e a adquirirem medicamentos apenas em estabelecimentos regularizados. A agência também recomenda a denúncia de suspeitas de falsificação ou comercialização irregular por meio dos canais oficiais.
SAIBA MAIS
Bolão da região de Ribeirão Preto ganha R$ 108 mil na Mega-Sena; Veja números
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Relíquia: casaco usado por Lucas Pinheiro Braathen na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno é doado

