
Por Hugo Luque
O Comercial deu sequência a um dos períodos mais sombrios de sua história neste sábado (21), ao ser derrotado por 2 a 1 pelo Barretos, no Estádio Palma Travassos, pela quinta rodada da Série A4 do Campeonato Paulista. Ainda sem vencer na temporada, o Leão do Norte entrou pela primeira vez na zona de rebaixamento.
Os dois últimos do quarto nível estadual caem para a Segunda Divisão, popular “Bezinha”, o quinto e último degrau do futebol estadual. No momento, o Bafo é o 15º e penúltimo na tabela, com apenas um ponto somado, e volta a campo na quarta-feira, às 15h, em Caieiras (SP), contra o Colorado.
Nem mesmo as estreias do técnico Raphael Pereira e dos reforços contratados ao longo da semana serviram para o Bafo desencantar neste, até aqui, muito complicado ano de 2026. Para piorar, a “lei do ex” entrou em vigor na Joia.
Neto do ex-presidente comercialino Ademir Chiari, falecido há quase dois meses, o meia Gabriel Chiari, formado no Comercial e emprestado pelo Alvinegro ao Touro do Vale, foi quem abriu o placar, aos 37 minutos, em batida no canto do goleiro Jeferson. Antes, o Leão havia perdido oportunidades de inaugurar o marcador.
No segundo tempo, o BEC, comandado pelo também ex-comercialino Gustavo Marciano, conseguiu ampliar aos 33 minutos. Desta vez, a “lei do ex” veio em forma de assistência: o centroavante Wendel rolou David Silva ampliar a vantagem e mais uma vez punir o Bafo, que tinha flertado com o empate depois do intervalo.
Os donos da casa finalmente foram à rede com Elyson, que aproveitou cruzamento de Cauã Pires para marcar. O Comercial passou perto de empatar nos acréscimos, mas novamente sofreu com a falta de pontaria e deixou o gramado sem pontos na bagagem.

