
A prefeitura de Ribeirão Preto informa que a Guarda Civil Metropolitana de Ribeirão Preto (GCM) assumiu integralmente a segurança de seis parques municipais após o abandono dos postos de trabalho por parte dos vigilantes terceirizados responsáveis pelo serviço.
A lista traz os parques Prefeito Luiz Roberto Jábali (Curupira) e Vera Lúcia de Amorim Biagi (Primavera), ambos na Ribeirânia, Zona Leste; Doutor Luis Carlos Raya, no Jardim Botânico, Zona Sul; Tom Jobim, no Jardim Procópio Ferraz, Zona Norte; Maurílio Biagi, no Centro; e das Artes, no Jardim Nova Aliança, Zona Sul.
O Parque Jardim Olhos D’Água, no bairro homônimo, na Zona Sul, é administrado por uma construtora que realiza a manutenção e vigilância. O Parque Uber Sul, no Jardim Botânico/Irajá, na mesma região, é mantido pela : Associação de Moradores
OParque Roberto de Mello Genaro, no Jardim Sumaré, na divisa das zonas Oeste e Sul de Ribeirão Preto, não tem vigilância porque está fechado desde 11 de dezembro de 2025. A medida é necessária para preservar a segurança dos visitantes durante o período de fortes chuvas, após o registro de deslizamentos de rochas.
Por determinação do prefeito Ricardo Silva (PSD), a partir desta sexta-feira, 20 de fevereiro, equipes da GCM permanecem nos locais durante todo o período de funcionamento, das seis da manhã às 21 horas, garantindo a segurança dos frequentadores, a preservação do patrimônio público e a continuidade das atividades, sem qualquer prejuízo à população.
“A administração municipal esclarece que o município está rigorosamente em dia com os pagamentos à empresa contratada, não havendo qualquer pendência financeira por parte da prefeitura”, diz a note. No fim de semana prolongado por causa do carnaval, vários frequentadores estranharam a ausência dos vigilantes.
Diante do descumprimento das obrigações trabalhistas com seus funcionários, a empresa foi formalmente notificada, e o município ingressou com medida judicial para assegurar que os direitos dos trabalhadores sejam devidamente garantidos.
A prefeitura de Ribeirão Preto informa ainda que, paralelamente às medidas emergenciais adotadas para garantir a segurança dos parques, já está em andamento o processo para contratação de uma nova empresa responsável pelo serviço de vigilância.
O objetivo é restabelecer a prestação regular por meio de um contrato que assegure o cumprimento das obrigações legais e trabalhistas, mantendo a qualidade e a continuidade do atendimento à população.

