- Oscar Schmidt, ex‑jogador de basquete brasileiro, faleceu aos 68 anos na sexta‑feira (17) em Santana de Parnaíba, Grande São Paulo.
- O atleta apresentava mal‑estar e estava internado no Hospital Municipal Santa Ana, onde a família pediu discrição sobre o caso.
- Diagnosticado com câncer no cérebro em 2011, passou por duas cirurgias e quimioterapia, e declarou‑se curado em 2022.
- Foi medalhista de ouro no Pan‑Americano de 1987 e conquistou três títulos sul‑americanos com a seleção (1977, 1983, 1985).
Oscar Schmidt, um dos maiores jogadores de basquete da história, morreu nesta sexta-feira (17), aos 68 anos. Oscar apresentou mal-estar e recebeu atendimento médico, segundo a família do ex-jogador, em comunicado divulgado por sua assessoria de imprensa.
Oscar estava internado no Hospital Municipal Santa Ana, em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Em nota, o hospital afirmou que a família do ex-atleta pediu discrição a respeito de seu quadro de saúde.
Oscar passou por cirurgia recentemente, de acordo com o filho dele, Felipe Schmidt. A recente cirurgia impediu a lenda do basquete de estar no evento em que foi homenageado pelo COB (Comitê Olímpico do Brasil), durante a cerimônia do Hall da Fama, no Copacabana Palace, no Rio, no início deste mês. Ele foi representado pelo filho na ocasião.
Câncer no cérebro
O “Mão Santa” descobriu um câncer no cérebro em 2011 e passou por duas cirurgias para retirada de dois tumores na região, além de várias sessões de quimioterapia. Em 2022, ele anunciou a interrupção do tratamento depois de afirmar estar curado da doença. “Eu venci essa batalha”, disse ele naquela ocasião.
Medalhista de ouro no Pan-Americano de Indianápolis-1987, Oscar Schmidt também ostenta três títulos sul-americanos com a seleção brasileira masculina de basquete (1977, 1983 e 1985). Ídolo da modalidade no Brasil, ele conquistou três bronzes importantes para sua história: no Mundial das Filipinas-1978, Pan de San Juan-1979 e Copa América do México-1989.
Em 2013, Oscar Schmidt foi eternizado no Hall da Fama do basquete, em Springfield, em Massachusetts, nos Estados Unidos. O Mão Santa jogou por Palmeiras, Corinthians, Flamengo e Clube Sírio, além de passagens por times da Espanha e da Itália (com informações Ricardo Magatti/Estadão Conteúdo).

