A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta semana o registro do medicamento Inluriyo (tosilato de inlunestranto), indicado para o tratamento de adultos com câncer de mama localmente avançado ou metastático que já passaram por terapia endócrina.
O registro foi divulgado por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União.
O que diz a Anvisa?
O fármaco é destinado a pacientes cujo tumor apresenta características específicas: receptor de estrogênio positivo (ER+), receptor 2 do fator de crescimento epidérmico humano negativo (HER2-) e mutação no gene ESR1.
Receba notícias do acidade on Ribeirão no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Segundo a Anvisa, o medicamento foi desenvolvido pela farmacêutica Eli Lilly do Brasil Ltda. e será administrado por via oral, em uso como monoterapia.
Câncer de mama é o tipo mais incidente entre mulheres
Em nota, a agência destacou que o câncer de mama é a neoplasia maligna mais incidente entre mulheres no país.
Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam que, entre 2023 e 2025, foram registrados 73.610 casos da doença no Brasil. O número corresponde a 30,1% do total de diagnósticos de câncer em mulheres no período.


Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região por meio do WhatsApp do acidade on Ribeirão: (16) 99117-7802.
O post Anvisa aprova novo medicamento oral para câncer de mama apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

