Homem é preso por sequestrar ônibus com pacientes a caminho de Ribeirão Preto

Author:


Um homem de 31 anos foi preso suspeito de sequestrar um ônibus nesta terça-feira (23), que transportava pacientes de Santa Ria do Passa Quatro, na região de São Carlos, para Ribeirão Preto.

Receba notícias do acidade on Ribeirão no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Segundo a PM (Polícia Militar), o homem estava armado e rendeu o motorista do veículo com 13 ocupantes ainda em Santa Rita, a 80 quilômetros de Ribeirão. O destino era o Hospital das Clínicas (HC), em Ribeirão Preto.

Veja também: Buscas por jovem desaparecido após passeio de bicicleta em parque continuam

Homem atirou durante sequestro de ônibus

Os passageiros conseguiram avisar a polícia no trajeto e o ônibus foi abordado na avenida Francisco Junqueira, já em Ribeirão. A PM disse que o homem chegou a fazer um disparo de arma de fogo ao perceber o cerco policial, mas ninguém foi atingido.

Ainda conforme a polícia, o homem alegou que tinha uma pendência com o pai, que estava no ônibus, e com uma pessoa em Ribeirão.

Um revólver calibre 38 foi apreendido e o caso está sendo apresentado na CPJ (Central de Polícia Judiciária) Permanente. (Com CBN Ribeirão Preto)

Outro lado

A Prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro disse, por meio de nota de imprensa, que uma rápida atuação conjunta do Departamento de Serviços Municipais, da Defesa Civil Municipal, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária e equipes de segurança de Ribeirão Preto permitiu o monitoramento em tempo real do ônibus e o planejamento do cerco ao veículo.

Leia a nota na íntegra:

“A Prefeitura Municipal de Santa Rita do Passa Quatro informa que, na manhã desta terça-feira, 23 de junho de 2026, ocorreu uma grave ocorrência envolvendo um ônibus do transporte municipal da saúde que seguia para Ribeirão Preto com pacientes agendados para consultas, exames e tratamentos. Segundo as informações apuradas até o momento, um homem de 31 anos embarcou no veículo ainda em Santa Rita do Passa Quatro, durante a distribuição dos kits de alimentação oferecidos aos pacientes e acompanhantes que utilizam o transporte municipal. Na sequência, o indivíduo passou a ameaçar os ocupantes e deu início à ocorrência que culminou na intervenção das forças de segurança. Assim que foi constatado que o ônibus não estava cumprindo o itinerário previsto, a Administração Municipal, por meio do Departamento de Serviços Municipais, iniciou imediatamente o acompanhamento do veículo através do sistema de rastreamento instalado no ônibus e acionou as forças de segurança. A rápida atuação conjunta do Departamento de Serviços Municipais, da Defesa Civil Municipal, da Polícia Militar, da Polícia Militar Rodoviária e das equipes de segurança de Ribeirão Preto permitiu o monitoramento em tempo real do veículo e a organização de um cerco para sua interceptação. A ocorrência teve início por volta das 5h40, quando o vigia responsável informou ao Diretor de Serviços Municipais, Potiguara de Oliveira Lara, que o ônibus não havia passado pela Rodoviária Municipal para embarque de alguns pacientes. No local, familiares de passageiros relataram a situação e forneceram informações que auxiliaram na identificação da gravidade da ocorrência. Com o apoio da Garagem Municipal, que acompanhava a localização do veículo por meio do rastreador, e da Defesa Civil Municipal, coordenada por Roberto Pedro, as informações foram repassadas às forças policiais ao longo de todo o trajeto. O ônibus foi monitorado desde sua saída pela Rodovia Zequinha de Abreu até o acesso à Rodovia Anhanguera, permitindo que as autoridades organizassem a abordagem em Ribeirão Preto. A interceptação ocorreu na chegada ao município de Ribeirão Preto. Após a retirada segura dos passageiros, o indivíduo efetuou disparos de arma de fogo e foi imediatamente contido e preso pelas forças policiais. Felizmente, ninguém ficou ferido. Entre os passageiros estava o pai do suspeito, que também teria sido ameaçado durante a ocorrência, juntamente com o motorista do ônibus. A Prefeitura destaca e agradece o trabalho ágil e eficiente de todos os profissionais envolvidos na operação, especialmente das equipes de segurança pública, da Defesa Civil Municipal, dos servidores do Departamento de Serviços Municipais e dos profissionais da saúde que prestaram assistência aos pacientes e familiares. Após a liberação dos passageiros, outro veículo foi disponibilizado para garantir o retorno dos usuários ao município. Os atendimentos e exames que não puderam ser realizados serão remarcados pelo Departamento Municipal de Saúde, que já está prestando toda a assistência necessária. Neste momento, a Prefeitura Municipal acompanha o andamento das investigações conduzidas pelas autoridades competentes e permanece à disposição para colaborar com todos os esclarecimentos necessários. A Administração Municipal reafirma seu compromisso com a segurança, a transparência e o bem-estar da população santa-ritense”.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região por meio do WhatsApp do acidade on Ribeirão: (16) 99117-7802.

homem
Baep de Ribeirão Preto dá apoio à operação Backdoor nesta terça-feira (23) – – Foto: Divulgação / PM

Operação mira advogados em esquema de vazamento de informações sigilosas da Justiça ao PCC

Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), com apoio da PM (Polícia Militar), deflagrou nesta terça-feira (23) a operação Backdoor, na região de Ribeirão Preto, para apurar a invasão de sistemas da Justiça e vazamento de investigação sigilosa que beneficiou integrantes da facção PCC (Primeiro Comando da Capital). Entre os alvos estão advogados investigados por suposta participação no esquema.

Segundo o Gaeco, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária nas cidades de Taquaritinga e Jaboticabal. Os nomes dos suspeitos não foram divulgados.

“As investigações, conduzidas pelo Gaeco, apontam que os investigados teriam invadido sistemas informatizados utilizados pelo Poder Judiciário e acessado ilegalmente processos protegidos por sigilo, mediante utilização indevida de credenciais vinculadas a agente público. Com isso, obtiveram informações antecipadas sobre medidas cautelares em curso e as repassaram a integrantes da facção autodenominada Primeiro Comando da Capital, o PCC”, disse o Gaeco, por meio de nota de imprensa.

Para o Gaeco, os elementos reunidos indicam que as informações sigilosas teriam sido repassadas a integrantes da facção investigados por homicídios e outros crimes graves e que parte dos alvos conseguiu fugir antes do cumprimento das medidas judiciais, o que frustrou uma operação planejada. Alguns desses investigados permanecem foragidos até hoje.

“O objetivo desta fase é aprofundar a apuração dos fatos, identificar todos os envolvidos e reunir novos elementos de prova acerca da dinâmica criminosa investigada. A continuidade das investigações ocorrerá com a análise do material apreendido nesta data, realização de oitivas e adoção de outras diligências investigativas”, explicou o Gaeco.

Leia mais: Aposta de Ribeirão Preto ganha quase R$ 700 mil na Lotofácil; Veja números

O post Homem é preso por sequestrar ônibus com pacientes a caminho de Ribeirão Preto apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.





Link para o texto original aqui