Motoristas do estado de São Paulo devem ficar atentos ao início do calendário obrigatório de licenciamento de veículos, que começa em julho.
Os primeiros a precisar regularizar a situação são os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2, que terão até 31 de julho para efetuar o pagamento – veja o calendário logo abaixo.


Receba notícias do acidade on Ribeirão no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Como realizar o licenciamento?
Para realizar o licenciamento, é necessário quitar eventuais débitos do veículo, como IPVA e multas de trânsito, além de pagar a taxa de R$ 174,08. O procedimento pode ser feito de forma online pelo portal do Detran-SP (clique aqui para acessar)
Segundo o Detran-SP, proprietários de veículos de qualquer final de placa também podem antecipar o licenciamento.
A medida permite regularizar a documentação antes do prazo previsto no calendário oficial e evitar pendências futuras.
Licenciamento vencido é infração gravíssima
Dirigir com o licenciamento vencido é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além da multa, o motorista está sujeito à remoção do veículo.
Após a quitação dos débitos, o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico pode ser acessado pelos aplicativos do Detran-SP, Poupatempo e Senatran.
Confira o calendário
- Finais 1 e 2: até 31 de julho
- Finais 3 e 4: até 31 de agosto
- Finais 5 e 6: até 30 de setembro
- Finais 7 e 8: até 31 de outubro
- Final 9: até 30 de novembro
- Final 0: até 31 de dezembro



Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região por meio do WhatsApp do acidade on Ribeirão: (16) 99117-7802.
O post Começa o prazo do licenciamento de veículos em SP; Veja o calendário apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

