Amália 12 volta a 
ser opção de lazer

Author:





Visitas devem ser agendadas previamente para grupos ou realizadas individualmente aos finais de semana

A Secretaria de Cultura e Turismo de Ribeirão Preto reabriu as visitas à maria-fumaça Amália 12, após o patrimônio histórico, cultural e ferroviário da região ter sido totalmente restaurado, com a preservação de suas peças originais, fabricada em 1912.

As visitas são guiadas e devem ser previamente agendadas para grupos, de segunda a sexta-feira, das dez às 16 horas, pelo telefone (16) 98109-2477. Já aos sábados, das 9h30 às 11h30, haverá um guia no local para as visitas. 

A locomotiva está na miniestação ferroviária Luiz Henrique Paschoalin, no Parque Maurílio Biagi. Como opção de lazer, essa é uma oportunidade da população aprender um pouco mais sobre a história da locomotiva, de Ribeirão Preto e os impactos na economia da cidade.

História – Fabricada em 1912 pela empresa alemã Borsig, a locomotiva é uma raridade: restam apenas três unidades do modelo no Brasil. Outras duas estão nos municípios de Itapetininga e Jaguariúna.

Ao longo de boa parte dos seus 110 anos de existência, a Amália 12 foi usada no transporte de café até o porto de Santos e outros destinos, impulsionando a riqueza de Ribeirão Preto em seus primeiros anos de desenvolvimento.

Inicialmente vendida para a Estrada de Ferro Araraquara, ela foi comprada mais tarde pela Usina Amália e, posteriormente, doada ao município de Ribeirão Preto pelas Indústrias Matarazzo.

Inscreva-se em nosso Canal no Whatsapp e fique por dentro de tudo que acontece na região.
Clique Aqui!





Texto original daqui