Locomotiva Amália 12 volta a receber visitantes em Ribeirão Preto; saiba como agendar

Author:


A Prefeitura de Ribeirão Preto retomou as visitas monitoradas à Locomotiva Amália 12, após concluir a restauração do patrimônio histórico, cultural e ferroviário. Fabricada em 1912, a maria-fumaça está instalada na mini-estação ferroviária Luiz Henrique Paschoalin, no Parque Maurílio Biagi.

Parque Maurílio Biagi (Foto: divulgação)

Receba notícias do acidade on Ribeirão no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!

Como agendar?

As visitas para grupos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, mediante agendamento prévio pelo telefone (16) 98109-2477.

Aos sábados, das 9h30 às 11h30, o público pode visitar a locomotiva individualmente, com acompanhamento de um guia, sem necessidade de agendamento.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a restauração preservou as características e as peças originais da locomotiva.

locomotiva

Locomotiva foi fabricada em 1912

A Amália 12 foi fabricada em 1912 pela empresa alemã Borsig. De acordo com a Prefeitura, apenas três locomotivas desse modelo permanecem preservadas no Brasil. As outras duas estão nos municípios de Itapetininga e Jaguariúna.

image 2026 06 27 13 15 44
Foto: Guilherme Sircili

Ao longo de sua operação, a locomotiva foi utilizada principalmente no transporte de café até o Porto de Santos e outros destinos, período em que a malha ferroviária teve papel relevante no desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto.

Inicialmente, a máquina pertenceu à Estrada de Ferro Araraquara. Posteriormente, passou para a Usina Amália e, mais tarde, foi doada ao município de Ribeirão Preto pelas Indústrias Matarazzo.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região por meio do WhatsApp do acidade on Ribeirão: (16) 99117-7802.

O post Locomotiva Amália 12 volta a receber visitantes em Ribeirão Preto; saiba como agendar apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.



Link para o texto original aqui