A Prefeitura de Ribeirão Preto retomou as visitas monitoradas à Locomotiva Amália 12, após concluir a restauração do patrimônio histórico, cultural e ferroviário. Fabricada em 1912, a maria-fumaça está instalada na mini-estação ferroviária Luiz Henrique Paschoalin, no Parque Maurílio Biagi.
Receba notícias do acidade on Ribeirão no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui!
Como agendar?
As visitas para grupos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, mediante agendamento prévio pelo telefone (16) 98109-2477.
Aos sábados, das 9h30 às 11h30, o público pode visitar a locomotiva individualmente, com acompanhamento de um guia, sem necessidade de agendamento.
Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a restauração preservou as características e as peças originais da locomotiva.

Locomotiva foi fabricada em 1912
A Amália 12 foi fabricada em 1912 pela empresa alemã Borsig. De acordo com a Prefeitura, apenas três locomotivas desse modelo permanecem preservadas no Brasil. As outras duas estão nos municípios de Itapetininga e Jaguariúna.

Ao longo de sua operação, a locomotiva foi utilizada principalmente no transporte de café até o Porto de Santos e outros destinos, período em que a malha ferroviária teve papel relevante no desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto.
Inicialmente, a máquina pertenceu à Estrada de Ferro Araraquara. Posteriormente, passou para a Usina Amália e, mais tarde, foi doada ao município de Ribeirão Preto pelas Indústrias Matarazzo.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região por meio do WhatsApp do acidade on Ribeirão: (16) 99117-7802.
O post Locomotiva Amália 12 volta a receber visitantes em Ribeirão Preto; saiba como agendar apareceu primeiro em ACidade ON Ribeirão Preto.

