
A tão esperada atualização Dencun do Ethereum (ETH) passou por problemas na rede Goerli, uma rede de testes (testnet) da blockchain do éter, mas conseguiu ser parcialmente estabelecida.
De acordo com desenvolvedores, houve uma pequena falha na finalização da atualização, o que gerou uma demora maior para ser instalada do que o esperado.
Assim, nos próximos dias, os programadores devem fazer mais ajustes na atualização Dencun visando atingir o consenso da rede.
Ainda segundo os desenvolvedores, os problemas se deram devido a baixa participação de validadores.
Voltando alguns passos, esses validadores precisam atualizar constantemente os softwares para conseguirem operar na blockchain.
A falta dessas atualizações impede que o desenvolvedor opere os programas, o que explica a baixa adesão no momento.
Mesmo com os problemas pontuais, o ethereum vem tendo um desempenho bastante positivo em 2024, acumulando alta de 12% até o momento. Nesta quarta-feira (17), o ETH avança 2,37%, cotado a US$ 2.568,28.
No mesmo horário, o bitcoin (BTC) registrava valorização de 1,46%, valendo US$ 42.888,32.
- TOUROS E URSOS — Você acha que o Seu Dinheiro “fez o L”? Aqui vai nossa real opinião sobre o 1° ano de Lula
O que é o Dencun do Ethereum?
O Dencun foi a primeira de uma sequência de três partes de uma atualização que permitirá um novo método de armazenamento de dados da rede do ethereum chamado “proto-danksharding”.
E cabe aqui fazer uma explicação: as informações armazenadas em blockchain precisam ser validadas e revisadas a todo o momento, o que acaba consumindo muito poder computacional.
Com o crescimento da rede, cada vez mais informações precisam ser processadas. Em outras palavras, uma simples transação pode demorar bastante para ser feita.
O sharding da é uma das propostas da Ethereum Foundation para “fragmentar” a blockchain do ethereum.
Essas “quebras” darão à rede mais capacidade de armazenar e acessar arquivos por meio da divisão do banco de dados atual, além de gerar uma redução de custos de transação (gas fees).
Pós-Merge
O The Merge mudou o sistema de validação da rede do ethereum de proof-of-work (PoW, a prova de trabalho) para proof-of-stake (PoS, a prova de participação), entre outras melhorias pontuais.
Mas para os usuários que esperavam grandes mudanças, pouca coisa aconteceu. Isso porque a mudança está focada no desenho da blockchain — uma área que apenas os programadores e desenvolvedores acessam com frequência.
Contudo, o próximo conjunto de atualizações, chamado The Surge, que inclui o shading da rede, deve ter efeitos mais imediatos na vida dos investidores. A expectativa é de que essa atualização aconteça em 2023. Mas o melhor mesmo é esperar sentado.
O próprio The Merge aconteceu com cinco anos de atraso, o que chegou a ser motivo de piada na comunidade cripto.