A implantação do programa de escolas cívico-militares está programada para começar no segundo semestre de 2025, segundo a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. De 24 de fevereiro a 7 de março, diretores das 300 escolas interessadas irão apresentar o programa à comunidade escolar.
Na região de Ribeirão Preto, nove instituições vão passar por consulta sobre a adesão ao programa.
A primeira votação será entre 10 e 24 de março e vai decidir se as escolas vão aderir ao modelo. Caso não haja quórum, serão realizadas mais duas rodadas de consulta: uma de 31 de março a 2 de abril e outra de 7 a 9 de abril. A lista final das escolas selecionadas será divulgada até 15 de abril, com aulas começando em 28 de julho.
Após a consulta pública, até 100 unidades de ensino da rede estadual poderão integrar o programa. Se mais de 100 escolas tiverem votação favorável, serão adotados critérios de desempate para a escolha final. Entre os critérios estão:
- Distância de até 2 km de outras escolas que não optaram pelo programa
- Maioria absoluta na votação favorável à adesão.
- Escolas que ofereçam Ensino Fundamental e Médio, com mais níveis de ensino.
As escolas cívico-militares seguirão o Currículo Paulista, elaborado pela Seduc-SP. A seleção dos monitores será feita pela Secretaria da Educação entre abril e maio, com treinamento e ambientação para os profissionais selecionados, diretores e vice-diretores durante o mês de junho.
A Secretaria da Segurança Pública auxiliará no processo seletivo, fornecendo informações sobre antecedentes criminais ou administrativos dos candidatos.
SAIBA MAIS
Arena Blues Festival divulga programação completa da 9ª edição em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Pets podem entrar na Justiça?