Uma operação do Detran-SP realizada no último final de semana contra embriaguez ao volante autuou 47 motoristas em Ribeirão Preto e Sertãozinho.
O órgão informou que em Ribeirão foram 32 autuações, das quais seis na avenida Adelmo Perdizza e outras 26 na avenida Castelo Branco. Já em Sertãozinho, 15 motoristas foram multados na avenida Eduardo Tonielo.
Ainda segundo o Detran-SP, as operações contra alcoolemia na região registraram 43 recusas de motorista ao teste do bafômetro, sendo quatro por direção sob influência de álcool.
No total, 2.972 veículos foram fiscalizados. A ação contou com apoio das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica nas duas cidades.
Multa
Tanto dirigir sob efeito de álcool, com teste do bafômetro de até 0,33 mg de álcool por litro de ar expelido, quanto recusar o teste do etilômetro são consideradas infrações gravíssimas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Em ambos os casos, o valor da multa é de R$ 2.934,70 e o condutor responde a processo de suspensão da carteira de habilitação.
Já os casos de embriaguez ao volante, quando os motoristas apresentam índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do bafômetro, são considerados crimes de trânsito.