Ribeirão Preto completa 169 anos nesta quinta-feira, 19 de junho, Dia de Santa Juliana Falconieri e de Corpus Christi. Para comemorar, a cidade se transforma em um grande palco a céu aberto. Com uma programação gratuita e diversa durante todo o mês de junho, a população é convidada a ocupar praças, parques, teatros, centros culturais e espaços alternativos com muita arte, cultura, lazer e memória.
As comemorações incluem shows, oficinas, apresentações de dança e teatro, festivais, visitas guiadas, cine itinerante movido a energia solar, contações de histórias, atividades de educação ambiental, encontros gastronômicos, cortejos e ocupações artísticas. Entre os espaços que recebem as atividades estão o Theatro Pedro II, Teatro de Arena, Centro Cultural Palace, Palacete Camilo de Mattos, Parque Doutor Luiz Carlos Raya, praça XV de Novembro e bairros e distritos.
O destaque vai para o dia do aniversário, nesta quinta-feira, que contará com uma extensa programação das 8h30 às 20 horas. As atividades começam com visita ao Palacete Camilo de Mattos, seguida do tradicional Parabéns com bolo na praça XV de Novembro, onde também acontece uma feira de artesanato com artistas locais.
No bairro Jardim Cristo Redentor, a Esquadrilha da Fumaça promete encantar o público. À tarde, a cidade recebe passeio guiado pelo Centro Histórico, Festival de São João, arraiá, contação de histórias, ocupação artística no Teatro de Arena Jaime Zeiger, Cine Céu, apresentação da Orquestra Paulista de Viola Caipira, encerrando com o aguardado show de Leci Brandão, no Arena, às 20 horas.
A agenda especial é fruto de uma construção coletiva coordenada pela Secretaria da Cultura e Turismo, em parceria com outras secretarias municipais, instituições, coletivos, produtores culturais, artistas independentes e a sociedade civil. O objetivo é oferecer uma programação democrática, inclusiva e vibrante, que valoriza a cultura local e celebra a diversidade da cidade.
“Celebrar o aniversário de Ribeirão é celebrar a força de quem faz essa cidade pulsar todos os dias. A programação nasce do encontro entre o poder público, os artistas, os produtores e a comunidade. É a prova de que, quando ocupamos os espaços, fortalecemos o sentimento de pertencimento, a identidade e a cultura local”, afirma Maria Eugênia Biffi, secretária da Cultura e Turismo.
As atividades seguem até o dia 29 de junho, reforçando que Ribeirão Preto é uma cidade que vive e respira cultura. A programação completa está disponível nos canais oficiais da prefeitura (https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br).