Por Hugo Luque
O Palmeiras encara o Chelsea, da Inglaterra, nesta sexta-feira (4), às 22h (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na Filadélfia, Pensilvânia, nos Estados Unidos, pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes. Quem vencer vai encarar Fluminense ou Al-Hilal, da Arábia Saudita, na semi.
O duelo marca a reedição da final do Mundial de Clubes de 2021, disputado no início de 2022, nos Emirados Árabes Unidos. Na ocasião, o Verdão fez jogo duro e levou a disputa do troféu para a prorrogação, mas foi batido por 2 a 1, com gol de pênalti marcado pelo alemão Kai Havertz nos minutos finais.
Desta vez, no entanto, Havertz não estará em campo, já que foi vendido ao rival Arsenal há dois anos. A principal esperança do time londrino, desta vez, é o meia-atacante inglês Cole Palmer, de 23 anos.
Não será o primeiro brasileiro que o Chelsea enfrenta na competição. Na fase inicial, os “Blues” foram batidos pelo Flamengo por 3 a 1 e ficaram com a segunda posição do Grupo D. Nas oitavas, despacharam o Benfica, de Portugal, com uma goleada por 4 a 1, mas com drama – a partida foi para a prorrogação.
O Palmeiras, por sua vez, não quer que o último jogo de Estêvão pelo clube seja justamente contra seu próximo time – o Chelsea comprou o talentoso brasileiro no ano passado e aguarda o fim do Mundial para integrá-lo ao elenco. Para isso, o conjunto brasileiro conta com a vantagem de estar invicto no torneio internacional.
O Alviverde terminou a primeira fase com cinco pontos, na liderança do Grupo A, à frente do anfitrião Inter Miami pelos critérios de desempate. Foram dois empates, contra Porto, de Portugal, e o próprio Inter, além de uma vitória sobre o Al Ahly, do Egito. Nas oitavas de final, os comandados de Abel Ferreira conseguiram uma vitória heroica sobre o Botafogo, por 1 a 0, com gol de Paulinho da prorrogação.
O atacante, que sofre com problemas físicos, participou dos últimos treinamentos e deve ter condições de ir ao menos para o banco de reservas. Todavia, Gustavo Gómez e Piquerez, suspensos, e Murilo, lesionado, não jogam.
Um provável time titular tem: Weverton; Giay, Bruno Fuchs, Micael e Vanderlan; Emiliano Martínez, Richard Ríos e Mauricio; Estêvão, Allan e Vitor Roque.