
O aumento de acidentes com escorpiões em Ribeirão Preto reacende uma preocupação histórica na cidade e em outras regiões do Sudeste. Segundo o biólogo Gabriel Pimenta Murayama, doutor em Zoologia pela USP, que estuda o comportamento e o controle desses animais, os escorpiões não chegaram agora: eles sempre estiveram presentes.
Esse problema com escorpiões já existe há mais de 100 anos. Ribeirão Preto, por exemplo, é uma cidade que historicamente tem esse problema. Então, não é uma coisa nova ou que surgiu de repente
explica
Segundo ele, os escorpiões ocupavam originalmente áreas de floresta e regiões rurais, e com a expansão urbana, passaram a se adaptar aos ambientes urbanos.
Inseticidas vendidos no mercado não têm testes científicos
O uso de inseticidas comerciais para combater escorpiões, segundo Murayama, não tem respaldo científico.
Ele explica que, de forma geral, qualquer veneno aplicado diretamente sobre um invertebrado pode matá-lo. Mas o problema é que, na maioria das vezes, os escorpiões estão escondidos — e não à vista para aplicação direta do produto.
O que a gente precisaria é de um produto que, ao ser aplicado no ambiente, repele ou mate o escorpião quando ele passar por ali. E isso ainda não existe. Nenhum inseticida no mercado foi de fato testado em condições reais para comprovar essa ação
diz o especialista
O pesquisador destaca que a melhor maneira de prevenir acidentes ainda é física e estrutural, por meio da vedação da casa.
“Uma das coisas mais importantes é vedar a casa. Isso inclui colocar telas nas janelas e nos ralos, instalar rodos nas portas, tampar frestas nas paredes e não deixar entulho acumulado, nem dentro, nem fora de casa”, orienta.
De acordo com ele, esses cuidados dificultam a entrada dos escorpiões e impedem que eles se abriguem e se reproduzam no interior da residência. Outro ponto importante é manter o ambiente limpo para não atrair insetos, como baratas, que servem de alimento para os escorpiões.
Riscos à saúde e à segurança
Outro alerta importante é sobre os riscos do uso indiscriminado de inseticidas. Segundo o especialista, além de ineficazes contra escorpiões, esses produtos podem causar intoxicação em seres humanos e animais domésticos.
“Esses produtos podem fazer mal para você, seus filhos, seus pets e até para outros animais que não representam risco à saúde pública.”
Murayama afirma que, mesmo em laboratório, onde seu grupo de pesquisa conseguiu observar a morte de escorpiões após a aplicação direta de venenos, ainda é necessário dar o próximo passo: testar os produtos em ambientes abertos, onde os animais estão abrigados e protegidos.
Apesar das milhares de sugestões que circulam na internet e em redes sociais, o especialista reforça que não há solução milagrosa.
Muita gente fala: ‘Usei tal produto e funcionou’, mas isso é relato individual. A verdade é que a melhor forma de se proteger hoje é impedir que o escorpião entre na sua casa. Isso é o que realmente funciona.
alerta.
SAIBA MAIS
Trecho de avenida em Ribeirão Preto pode mudar de nome; Entenda
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook. , contudo
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui. , contudo
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802. , no entanto
VEJA TAMBÉM
Reintrodução de bugios e felinos em Floripa