
A Polícia Militar prendeu um homem de 24 anos na tarde desta quarta-feira (23), após ele tentar aplicar o golpe do falso presente em duas vítimas no Parque das Andorinhas, em Ribeirão Preto.
O suspeito abordou uma vítima durante uma festa de aniversário em sua residência e afirmou que ela receberia um presente, mas que precisava pagar apenas a taxa de entrega. Na hora de passar o cartão, o golpista cobrou um valor maior do que o informado.
Uma testemunha percebeu a tentativa de fraude e acionou a Polícia Militar. O homem foi detido no local, enquanto outro suspeito conseguiu fugir.
Alerta
A loja Giuliana Flores publicou um comunicado em suas redes sociais informando que não pede fotos, documentos ou valores extras no momento da entrega. Caso alguém entre em contato solicitando esse tipo de informação, a orientação é não responder e procurar imediatamente os canais oficiais da empresa.

Relembre outro caso
Em fevereiro deste ano, uma mulher de Ribeirão Preto caiu em um golpe no dia do seu aniversário, na quinta-feira (13), e perdeu R$ 8 mil após um entregador de flores convencê-la a pagar uma taxa de R$ 5,90 para receber um presente.
A correspondente bancária, Deucimare Catarina, conta que tudo aconteceu na porta do seu prédio, e a ação foi registrada por câmeras de segurança. Antes da chegada do entregador, a vítima recebeu uma mensagem informando sobre a entrega, que aparentava ser de uma floricultura conhecida no Brasil.

Durante a conversa, a vítima questionou o entregador sobre a ausência dos presentes.
“Ele estava com uma mochila nas costas e nada nas mãos, então eu perguntei: ‘mas você disse que era flores, presente, cadê?’ Ele respondeu: ‘Ah, desculpa, nem te mostrei’. Então ele abriu a mochila e mostrou dois pacotes e uma flor.
Quando o golpista percebeu que a vítima estava desconfiada, ele foi embora. Na época, ela registrou um boletim de ocorrência, mas ninguém foi preso.
Como funciona o golpe?
Golpistas usam uma abordagem simples para enganar as vítimas. Eles enviam mensagens bem escritas, informando sobre uma falsa entrega de flores. No momento da entrega, cobram uma taxa que só pode ser paga com cartão e alteram o valor na maquininha.
O advogado Leonardo Gutierrez Alves explica que esse tipo de golpe já é conhecido e costuma ocorrer em datas comemorativas, quando os criminosos usam dados pessoais para oferecer presentes como flores, chocolates ou bolos.
Segundo ele, os golpistas exploram informações públicas nas redes sociais. Por isso, é fundamental evitar divulgar dados como data de nascimento, RG e CPF. Quanto menos informação disponível, menor o risco de cair em fraudes desse tipo.
SAIBA MAIS
Empresa de apostas que patrocina times de Ribeirão anuncia encerramento das atividades
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui. , contudo
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802. , contudo
VEJA TAMBÉM
Onde ver os locais de provas do concurso da PF? , contudo