
Um novo caso de gripe aviária foi registrado na região de Ribeirão Preto, nesta quarta-feira (23).
A Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo confirmou a doença por meio de exames em duas galinhas que estavam em uma propriedade particular no município de Monte Azul Paulista, a 90 quilômetros de Ribeirão.
A Pasta informou que todas as medidas sanitárias foram tomadas pelas autoridades competentes, afirmou não haver risco à população e que o consumo de carne de aves e ovos permanece seguro.
No entorno da propriedade existem seis estabelecimentos avícolas comerciais os quais já foram fiscalizados por equipes da Defesa Agropecuária e que constataram a ausência de sinais clínicos. Além disso, equipes já iniciaram ações de vigilância ativa em criações de subsistência em um raio de 10 km com o objetivo de encontrar possíveis sintomatologias compatíveis com Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP),
disse a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, por meio de nota.
Região
Em junho deste ano, a Prefeitura de Jaboticabal havia confirmado um caso de gripe aviária no município.
O caso foi identificado em um marreco da espécie cabocla, que havia sido deixado por uma mulher na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp.
SAIBA MAIS
Interior de SP recebe alerta da Defesa Civil para alto risco de queimadas; Veja regiões
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.
VEJA TAMBÉM
Quem estava no avião que caiu na Itália?