
Ribeirão Preto iniciou os estudos para descarbonização da frota de ônibus da cidade. A ideia é que os veículos do transporte coletivo sejam movidos por combustíveis sustentáveis, como o gás natural e biometano.
A Necta, concessionária responsável pelo fornecimento de gás natural em Ribeirão Preto, apresentou a proposta em reunião com o prefeito Ricardo Silva (PSD) há duas semanas e mencionou a viabilidade de descarbonização da frota na cidade.
A partir de agora, a empresa iniciará estudos mais detalhados sobre os custos e benefícios do projeto junto ao operador local para em seguida apresentar à prefeitura para avaliação e definição.
PAC Seleções
Ribeirão Preto já conta com repasse de R$ 210 milhões do Novo PAC Seleções. Os recursos devem ser voltados à adoção de tecnologias limpas. Quando foi anunciado pelo Governo Federal em maio de 2024, foi informado que os recursos poderiam ser utilizados na compra de 60 ônibus elétricos.
Estes recursos do PAC representam uma linha de crédito, com financiamento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e contrapartida do município.
A operação de financiamento com o Governo Federal será intermediada pela própria prefeitura. Após a conclusão dos procedimentos documentais necessários junto ao Ministério das Cidades.
Capital da energia limpa
Na última quarta-feira (23), a Prefeitura de São Paulo anunciou a publicação de edital para o fornecimento de biometano, que deverá ser incorporado à frota de ônibus da cidade. A capital do estado tem a maior frota de coletivos não poluentes do País, com 841 ônibus movidos a energia limpa.
SAIBA MAIS
Empresa inicia doação de área próxima à marginal de avenida de Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quanto custa o morango do amor?