Guatapará elege novo prefeito no domingo

Author:



Os eleitores da cidade de Guatapará, na região de Ribeirão Preto, vão às urnas no próximo domingo, 3 de agosto para eleger o novo prefeito e seu vice. A eleição suplementar foi convocada porque os eleitos em 2024 tiveram o registro de candidatura indeferido pela Justiça Eleitoral.

Disputam a eleição quatro candidatos. Francisco Frediano Filho (Republicanos), Cesar Bruno Castelhano Bomfim (PP), Angelo dos Santos (MDB) e Gildemir de Souza (PSD). Guatapará tem 7.432 moradores e cerca e 5 mil eleitores.

No dia 22 de abril, por unanimidade, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), indeferiu o registro de candidatura de Ailton Aparecido da Silva (MDB), eleito prefeito de Guatapará (SP) nas Eleições de 2024, por inelegibilidade reflexa. Com a decisão o Tribunal cassou a chapa vencedora e determinou a realização de novas eleições para os cargos de prefeito e vice-prefeito na cidade.

Ailton foi eleito nas eleições do ano passado com 39,39% dos votos, vencendo o candidato Gildemir do PSD, que teve 37,44% dos votos. O julgamento envolveu controvérsia sobre a existência ou não de inelegibilidade reflexa pelo fato de Ailton da Silva ser filho do ex-prefeito Juracy Costa Silva, que faleceu durante o curso do seu segundo mandato consecutivo exercido naquela cidade.

O Colegiado acompanhou integralmente o voto do relator, ministro Ramos Tavares, e reformou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE/SP) que havia negado a existência da inelegibilidade reflexa. O TRE entendia que a morte do titular automaticamente extinguiu o parentesco para fins de inelegibilidade reflexa.

Responsável pelas eleições de Guatapará, a 293ª Zona Eleitoral – Ribeirão Preto organizará o pleito em três locais de votação e 20 seções eleitorais. A votação acontecerá das 8 às 17 horas. Já a diplomação dos eleitos deve ocorrer até 5 de setembro de 2025.

O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e jovens entre 16 e 17 anos. Para votar, é necessário ter título de eleitor e estar em situação regular com a Justiça Eleitoral.





Source link

Leave a Reply