
A Prefeitura de Ribeirão Preto intensificou, desde o início de 2025, os serviços de manutenção asfáltica com o objetivo de garantir mais segurança e mobilidade para motoristas e pedestres. Apenas no primeiro semestre deste ano, foram tapados cerca de 12 mil buracos em vias da cidade.
Segundo dados da Secretaria de Infraestrutura, as regiões Oeste e Norte concentram a maior incidência de danos no pavimento. Para enfrentar o problema, a Prefeitura atua com duas frentes de serviço, a emergencial, voltada aos pontos mais críticos, e a de recorte, destinada a locais que não exigem intervenções tão profundas quanto o recapeamento completo.
Atualmente, dez equipes estão mobilizadas para executar os serviços em todas as regiões da cidade. Diariamente, são realizados em média 90 atendimentos emergenciais e 20 de recorte. Esta modalidade, consiste na retirada do asfalto velho, varrição do local para limpeza, grimadura (cola) e aplicação do material asfáltico (concreto betuminoso) com compactação.
“Iniciamos o ano com um planejamento estratégico para melhorar a qualidade do asfalto em Ribeirão Preto.
Fizemos um mapeamento detalhado das áreas mais comprometidas e, com isso, estruturamos as ações com duas frentes de trabalho, garantindo mais agilidade e efetividade nas intervenções”, destacou a secretária de Infraestrutura, Juliana Ogawa.
Além da operação tapa-buracos, a Prefeitura também executou, neste primeiro semestre, um amplo programa de recapeamento asfáltico, recuperando quase 23 quilômetros de vias em diversas regiões da cidade.
“A demanda é constante e o atendimento é priorizado conforme a gravidade e a condição da via”, explicou o diretor de Manutenção da Secretaria de Infraestrutura, Arlindo Sicchieri Filho.
Os serviços de manutenção são realizados diariamente. Em caso de necessidade, a população pode registrar solicitações pelo telefone 156.