Falhas do governo criam problemas para servidores

Author:



Falhas no sistema operacional do governo estadual deixaram servidores sem acesso aos comprovantes de depósitos do FGTS; problema também atinge Hospital das Clínicas  
 
Cerca de 30 mil trabalhadores celetistas contratados via Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) da saúde do Estado de São Paulo enfrentam problemas com os registros de suas contribuições ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) por falhas no sistema do governo estadual. 
 
Servidores tem reclamado que suas contribuições não aparecem no serviço “Meu INSS”, dificultando a concessão de benefícios. O problema atinge profissionais como médicos, enfermeiros, assistentes sociais e de outros setores. No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HCRP), segundo funcionários ouvidos, não há registros de depósitos de FGTS desde o início de 2025. 
 
Os sindicatos dos servidores denunciaram o caso ao Ministério Público do Trabalho (MPT), mas uma tentativa de conciliação realizada no mês de maio não teve sucesso. Na ocasião, o governo estadual não enviou representantes com capacidade de esclarecimento, levando ao arquivamento do processo.  
 
O presidente do Sindicato dos Médicos de São Paulo (Simesp), Augusto Ribeiro Silva, não descarta entrar com ação judicial. O governo de São Paulo afirma que os pagamentos estão em dia e que as certidões negativas estão disponíveis.  
 
No entanto, reconhece que podem ocorrer divergências técnicas nos sistemas. A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (SES-SP) tem se reunido mensalmente com representantes dos sindicatos para discutir as questões, mas a situação ainda não foi resolvida. Os servidores ameaçaram greve em julho, mas a paralisação foi suspensa após promessas de regularização até este mês de agosto. 
 
Alfredo Risk 
No Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP), segundo funcionários ouvidos, não há registros de depósitos de FGTS desde o início de 2025 





Source link

Leave a Reply