Esquerdogata já foi condenada por desacatar policiais militares em Ribeirão; Entenda

Author:


Presa no último sábado (25) por desacatar policiais militares no Centro de Ribeirão Preto, a influenciadora e professora Aline Bardy Dutra, conhecida nas redes sociais como Esquerdogata, esteve envolvida em um caso semelhante em outubro de 2022.

Em fevereiro deste ano, Aline foi condenada em primeira instância pela Justiça de Ribeirão Preto pelos crimes de desacato e desobediência, sendo absolvida das acusações de resistência e lesão corporal leve – entenda logo abaixo.

A sentença foi proferida pelo juiz Lúcio Alberto Enéas da Silva Ferreira, da 4ª Vara Criminal do Foro de Ribeirão Preto. Segundo a defesa da influenciadora, o processo segue em fase de recurso.

O processo ainda aguarda o julgamento do recurso de apelação, e a defesa mantém plena convicção de que Aline será absolvida também quanto ao crime de desacato, assim como já o foi das demais acusações relacionadas ao mesmo episódio

Douglas Eduardo Marques, advogado de defesa de Aline

Segundo a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MP-SP), Aline teria se recusado a informar sua identificação aos policiais militares, após uma abordagem em um bar da região central de Ribeirão.

Além disso, o órgão acusou a influenciadora e um homem que estava com ela de desacatarem e ofenderem a integridade de dois policiais que foram acionados para uma ocorrência de perturbação do sossego, que não foi constatada pelos agentes.

Denúncia do Ministério Público

Consta no documento que ao chegarem ao local, os policiais observaram um carro que estava estacionado de forma irregular e, após pesquisa junto ao sistema, verificaram que o automóvel estava com o licenciamento atrasado desde 2014.

Nesse momento, segundo a denúncia, Aline começou a filmar a ação policial, dizendo palavras com viés político, uma vez que o veículo ostentava uma bandeira do Partido dos Trabalhadores (PT).

O homem que estava com Aline se apresentou como proprietário do carro, e, conforme o MP-SP, os policiais militares informaram que ele poderia resolver as irregularidades de forma online. O pagamento não foi realizado e um guincho foi acionada para a remoção do veículo no local.

Durante toda a diligência, Aline filmava a ação da polícia e proferia palavras de cunho político, sendo que, em dado momento, colou um adesivo dos políticos Lula e Haddad no vidro traseiro da viatura

diz trecho da denúncia apresentada

Esquerdogata foi condenada em primeira instância - Foto: reprodução/ redes sociais.
Esquerdogata foi condenada em primeira instância – Foto: reprodução/ redes sociais.

Colou adesivo em viatura

Após deixarem o local, os policias perceberam o adesivo colado na viatura e retornaram ao bar em que Aline estava. O MP-SP afirmou que os agentes solicitaram a identidade da influenciadora, contudo, ela não se recusou a informar e começou a ofender a equipe.

Naquele momento foi proferida voz de prisão para a denunciada pelos crimes de desobediência e desacato […] Assim, enquanto resistiam à prisão, Aline lesionou o antebraço direito do policial militar com unhadas

diz trecho da denúncia apresentada

Vale dizer que, consta na sentença que Aline “reconheceu que sua atitude foi impulsiva, imatura e influenciada pelo consumo de bebida alcoólica”.

Na época, a defesa de Aline ainda disse que ela foi abordada de forma agressiva e que teria sido arrastada para fora do bar. Além disso, Esquerdogata afirmou que insultada pelos agentes.

Aline Bardy Dutram,  conhecida como 'Esquerdogata', foi presa por desacato no último sábado (25) – Foto: Redes sociais
Aline Bardy Dutram, conhecida como ‘Esquerdogata’, foi presa por desacato no último sábado (25) – Foto: Redes sociais

Quem é a Esquerdogata, presa por desacato a PMs?

Com mais de 800 mil seguidores nas redes sociais, Aline, que tem 45 anos, produz e compartilha vídeos textos principalmente sobre política brasileira. Em seu site, se intitula “referência em análises críticas, conteúdos sobre política e debates que unem informação e mobilização.”

Aline também mantém uma loja online onde comercializa produtos oficiais da marca “Esquerdogata”. Na página ela conta que o comércio nasceu “do desejo de fortalecer a luta coletiva, levado adianta a mensagem da esquerda de fora criativa, acessível e autentica.”

Após ser presa no última final de semana em Ribeirão Preto, a influenciadora passou por audiência de custódia e foi liberada mediante o cumprimento de medidas cautelares, como permanecer em casa entre 20h e 6h, e comprovar o tratamento médico psiquiátrico e psicológico a cada 60 dias.

Conforme apuração, Aline também é professora da rede municipal de ensino, vinculada à Emei Paulo Henrique de Souza, no Jd. Maria Casagrande Lopes, zona Norte de Ribeirão Preto. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação esclareceu que a servidora havia solicitado um afastamento sem vencimentos, com vigência de 22 de julho de 2024 até 21 de julho de 2027.


SAIBA MAIS

Câmara no interior de SP abre concurso público com salários de R$ 8,3 mil

FIQUE ON

Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.

Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.

VEJA TAMBÉM

Quando é o próximo jogo de João Fonseca?





Source link

Leave a Reply