
O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP), deflagrou nesta quarta-feira (29) a operação Antígeno contra uma quadrilha apontada por comercializar medicamentos falsificados ou de procedência ignorada, além de lavagem de dinheiro.
Após investigações conduzidas em Ribeirão Preto, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em cidades dos estados do Rio de Janeiro e de Goiás.
A Justiça também determinou o bloqueio de R$ 15 milhões dos investigados e de pessoas jurídicas relacionadas a eles, além do sequestro de imóveis e veículos, apreensão de bens como dinheiro em espécie e da suspensão de atividades de empresas envolvidas. Os nomes, porém, não foram divulgados.
O Gaeco disse que as investigações tiveram início após um hospital da região de Ribeirão Preto identificar um lote de imunoterápicos com indícios de falsificação.
As apurações apontam a existência de uma estrutura criminosa, sediada principalmente nos estados do Rio de Janeiro e de Goiás, responsável por fornecer medicamentos falsificados ou de procedência ignorada a estabelecimentos hospitalares em diferentes unidades da Federação, com foco em fármacos de alto custo destinados ao tratamento de doenças graves, como o câncer. O grupo também se valeria de empresas de fachada para ocultar e dissimular valores obtidos ilicitamente, caracterizando lavagem de capitais
Gaeco
O Gaeco também informou que objetivo desta fase é interromper o comércio ilícito de medicamentos e garantir a recuperação de bens e valores.
As investigações devem continuar com a análise do material apreendido e novas diligências.
SAIB MAIS
Sequestro em Ribeirão? Empresário diz que foi vítima de briga por herança com a mãe
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Veja 5 motivos para jogar Little Nightmares III no Halloween

