
A Prefeitura de Ribeirão Preto assumiu temporariamente a gestão de duas casas de repouso do grupo Meu Doce Lar após a prisão da proprietária, Eva Maria Lima, no domingo (2), por descumprimento de medidas judiciais e suspeita de maus-tratos a idosos. O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira (3)
De acordo com o comunicado, as unidades, que atendiam 36 residentes, são as mesmas que haviam sido interditadas, há cerca de seis meses, pela Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto por falta de higiene, superlotação e ausência de profissionais qualificados.
Sete idosos foram resgatados e encaminhados aos hospitais Santa Lydia e Francisco de Assis, enquanto os demais continuam recebendo acompanhamento médico e social nas próprias unidades
informou a Prefeitura
Ainda de segundo a Administração, a medida de intervenção foi adotada pelo prefeito Ricardo Silva (PSD) para garantir a segurança, a continuidade dos cuidados e a proteção integral dos idosos. “Desde a madrugada, equipes multidisciplinares estão realizando avaliações individuais e organizam o plano de ação emergencial para os próximos dias”, diz a nota.
A ação no final de semana contou com a participação da Polícia Militar, do Ministério Público e de equipes da Prefeitura de Ribeirão Preto, que permaneceram no local durante toda a noite, após a prisão da responsável.

O que aconteceu?
Conforme o boletim de ocorrência (BO), Eva Maria Lima teria dito ser auxiliar de enfermagem e alegou que havia acolhido os idosos em sua casa depois do fechamento da clínica onde eles residiam anteriormente.
Três instituições que estariam sob sua responsabilidade, nas regiões do Alto da Boa Vista, Antônio Marincek e Centro da cidade, foram alvos de investigação em abril deste ano.
Consta no registro que a residência do Parque Ribeirão não possuía alvará de funcionamento e “exalava forte odor de urina, apresentava condições precárias de higiene, com lixo, restos de alimentos e fezes espalhados pelo chão”.
Ainda segundo o BO, em outros dois imóveis utilizados como abrigo para pessoas idosas, nas ruas Lafaiete e Marechal Deodoro, na região central de Ribeirão Preto, também foram constatadas situações semelhantes neste domingo – clique aqui para saber mais.
SAIBA MAIS
Dona de casa de repouso é presa por maus-tratos a idosos em Ribeirão Preto
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui. Ou, acesse o nosso Canal clicando aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Qual a frase famosa sobre Laurinha em ‘Rainha da Sucata’?

