
O número de acidentes com escorpião aumentou 32,9% no primeiro semestre de 2025, na comparação com o mesmo período do ano passado, em Ribeirão Preto.
Segundo dados da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE) de Ribeirão, nos seis primeiros meses de 2025 foram registrados 888 casos na cidade contra 668 no mesmo período de 2024.
A bióloga Roberta Azevedo, da Secretária Municipal da Saúde de Ribeirão Preto, explicou que as crianças podem ser as vítimas mais graves de acidentes com escorpião, especialmente no período de férias.
Tem de tomar cuidado com o brinquedo que é entregue à criança, sempre vistoriar antes, roupas, mochilas e evitar que a criança brinque em terrenos baldios ou terrenos que tenham acúmulo de madeira, de lixo, para evitar a ocorrência de acidentes,
disse a bióloga.
Ao ser picado por um escorpião, a vítima deve ser levada a uma unidade de saúde.
A bióloga Roberta Azevedo explica que nem todo caso de picada é necessário aplicar o soro, mas a vítima deve passar por atendimento médico para avaliação.
Eles [os escorpiões] ficam em ralos, caixas de gordura, de esgoto, aquele entulho que a gente deixa, material de construção que fica acumulado. Tudo isso é abrigo para escorpião. Ele gosta muito de madeira também. Então, todo esse tipo de material a gente tem que evitar na nossa casa,
orientou a bióloga.
SAIBA MAIS