
O período de estiagem no estado de São Paulo trouxe condições climáticas críticas, com baixa umidade do ar e alerta máximo de incêndios emitido pela Defesa Civil. Em Ribeirão Preto, a prefeitura decretou estado de alerta para a estiagem, reforçando o risco de queimadas e a importância da prevenção.
Um dos fatores que agravam esse cenário é o descarte incorreto de resíduos sólidos e recicláveis. Quando materiais são abandonados em terrenos baldios, margens de estradas ou queimados ilegalmente, podem se tornar combustível para incêndios, que liberam gases de efeito estufa, poluem ar, solo e água, além de colocar vidas em risco.
Para José Carlos Carvalho, gerente de meio ambiente da Estre, a destinação correta dos resíduos é uma ação simples, mas essencial:
Quando os resíduos são jogados em locais impróprios ou queimados ilegalmente, eles aumentam o risco de fogo, especialmente no período de estiagem. O descarte correto mantém a cidade limpa, reduz a poluição e contribui para um clima mais equilibrado
afirma
Como evitar incêndios em período de estiagem?
- Nunca descarte resíduos em áreas com vegetação seca, terrenos baldios ou próximos a áreas de preservação
- Recolha folhas, galhos e materiais combustíveis do quintal e encaminhe para a coleta pública ou compostagem.
- Apague completamente bitucas de cigarro e fósforos antes do descarte.
- Mantenha lixeiras longe de fontes de calor e fogo.
Para reduzir riscos, Ribeirão Preto e outras cidades da região estão em estado de alerta. A prefeitura disponibilizou no site oficial o Plano de Preservação e Combate a Incêndios Florestais, com orientações para a população.
Além disso, uma força-tarefa liderada pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, com apoio da Polícia Civil, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e prefeituras, está atuando para prevenir incêndios de grandes proporções durante a estiagem.
SAIBA MAIS
O que se sabe sobre bar que faturou R$ 4 milhões com tráfico de drogas em Ribeirão
FIQUE ON
Quer ficar por dentro de tudo que acontece em Ribeirão Preto e região? Então siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Além disso, você pode receber as principais notícias diretamente no WhatsApp. Para isso, basta entrar no grupo clicando aqui.
Por fim, se quiser fazer uma denúncia ou sugerir uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região, envie uma mensagem pelo WhatsApp: (16) 99117-7802.
VEJA TAMBÉM
A Mulher da Casa Abandonada morava em Campinas?