
Principal via que liga Ribeirão Preto à Rodovia Anhanguera ficou paralisada nos dois sentidos
Por: Alfredo Risk e Adalberto Luque
Uma manhã de muito caos foi o que os motoristas que acessaram a avenida Maurílio Biagi encontraram, na manhã desta sexta-feira (18). Uma das principais vias da cidade, que passa pelo Centro e zonas Leste e Sul, estava totalmente congestionada nos dois sentidos.
Um dos trechos foi interditado e previamente divulgado pela RP Mobi, empresa que coordena o trânsito na cidade. A pista Centro-bairro da avenida foi interditada entre 08h30 e 12h30 por conta de uma prova de ciclismo da 67ª edição dos Jogos Regionais, que está sendo realizado na cidade.

A pista foi interditada entre a rua Diógenes de Abreu até o retorno, antes de chegar no cruzamento com a avenida Presidente Vargas. Os motoristas foram orientados por agentes de trânsito para seguir pela via marginal à avenida Maurílio Biaggi.
Mesmo com a orientação, o trânsito ficou bem complicado. Para piorar, na pista sentido bairro-Centro, os motoristas levaram quase uma hora para vencer o trecho que passa pela obra no cruzamento das avenidas Maurílio Biaggi com a Leão XIII, onde está sendo realizada uma obra de mobilidade.

O trânsito estava lento e até parado desde o viaduto sobre a Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), entre o Jardim São José e a Nova Ribeirânia, bairros da zona Leste.
Segundo a empresa de trânsito, foi uma situação pontual, por conta da obra. “A RP Mobi informa que devido à fase final da obra da ponte na referida avenida, alguns períodos do dia serão necessários o bloqueio total de uma ou duas faixas de rolagem da via. Caso for preciso o fechamento total, avisos antecipados serão divulgados com rotas alternativas.”

Para agravar o problema, a alça de retorno dos motoristas que seguiam pela avenida Maurílio Biagi sentido Centro-bairro foi interditada para quem precisasse acessar a avenida Leão XIII, para tentar minimizar o problema na outra pista.
Assim, os motoristas eram obrigados a seguir pela via até a avenida Presidente Kennedy, usando a marginal por conta da prova de ciclismo, para, só então, retornar. Mas não podiam acessar a pista sentido bairro-Centro porque a conversão é proibida e estava tudo parado. A solução, para quem conhece a região, foi seguir pela avenida Presidente Kennedy e acessar a avenida Costábile Romano. “Quem planejou isso está de parabéns”, ironizou um dos motoristas parado no trânsito.