
Mais de 5 mil eleitores de Guatapará, na região de Ribeirão Preto, vão às urnas no próximo domingo (3) para eleger o novo prefeito da cidade. Ao todo, quatro candidatos concorrem ao cargo que está vago desde abril desde ano, em razão do afastamento de Ailton Aparecido da Silva (MDB), eleito em 2024.
A eleição suplementar acontece das 8h às 17h. O pleito será organizado pela 293ª Zona Eleitoral de Ribeirão Preto em três locais de votação e 20 seções eleitorais. A diplomação do candidato eleito deve ocorrer até 5 de setembro de 2025 e o mandato é válido até o fim de 2028.
Os candidatos são: Ângelo Igino (MDB), César Bomfim (PP), Chicão (REP), e Gildemir (PSD).
Impugnação de candidatura
Em abril, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu, por unanimidade, pela improcedência do pedido de registro de candidatura de Ailton Aparecido da Silva, da Coligação Guatapará Unida (MDB, Republicanos, PL e PRD), mais votado em 2024 com 1.714 votos (39,39% dos votos válidos).
Em decisão proferida em recurso especial, o TSE entendeu que o político está inelegível por ser filho do ex-chefe do Executivo local que exercia o segundo mandato.
A Corte declarou que houve inelegibilidade reflexa, já que Ailton da Silva era filho do ex-prefeito Juracy Costa Silva, que faleceu durante o curso do segundo mandato consecutivo exercido na cidade.
Para o TSE, o lapso temporal de quatro meses entre o falecimento do ex-mandatário e as eleições seguintes caracterizou a existência de terceiro mandato.
SAIBA MAIS
Ribeirão Preto recebe alerta para tempestade e queda de granizo; Veja previsão
FIQUE ON
Fique ligado em tudo que acontece em Ribeirão Preto e região. Siga os perfis do acidade on no Instagram e no Facebook.
Receba notícias do acidade on no WhatsApp. Para entrar no grupo, basta clicar aqui.
Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Ribeirão Preto e região pelo WhatsApp: 16 99117 7802.
VEJA TAMBÉM
Quando será o eclipse solar mais longo da história?